O comandante da preparação dos carros da AMS Team

30 de julho de 2018

Por Robério Lessa – O sucesso de uma equipe não é conquistado apenas pelos pilotos. Antes destes partirem para a pista, muita coisa tem de acontecer nos boxes, e na AMS Team não poderia ser diferente.

Coordenar uma equipe de cinco mecânicos e um preparador auxiliar é a tarefa que Michael Clemente Ricardo, mais conhecido por Maikinho, desempenha com maestria. Elogiado pelos integrantes da escuderia que disputa o Campeonato Cearense de Automobilismo nas categorias CTM e Superturismo, o preparador sabe que tem de ter atenção total ao seu trabalho que já rendeu bons frutos nas duas primeiras corridas do ano, tanto que a escuderia tem com piloto Léo Vieira, a liderança da categoria Superturismo Light.

Maikinho começou a conhecer o mundo das competições aos oito de anos de idade quando acompanhava o pai Edmar Ricardo, mais conhecido no meio automobilístico como “Edmar Torneirinho”. Aos poucos  a criança foi pegando gosto e, à medida que crescia observando o trabalho do pai foi pegando gosto pela mecânica e pela preparação.

A precocidade deu a ele uma experiência que poucos têm, o que faz dele um dos profissionais mais competitivos atualmente.

“Eu comecei só observando meu pai. O primeiro piloto que acompanhei ao lado dele foi Ary Gambarine. Depois veio o Joca Ferraz, que para mim serviu de muita referência e aprendizado”, revela.

No ano de 2002 Maikinho iniciava uma das mais longevas parcerias no Automobilismo Cearense quando, ao lado do pai, passou a trabalhar com o piloto Maurílio Reis e, mesmo após a saída de seu pai do trabalho de preparação, permaneceu ao lado do parceiro com quem está até hoje e é o responsável pela preparação dos seis carros da AMS Team, a qual Maurílio chefia.

Nesses anos de preparação foi Campeão Cearense de Superturismo com Werner Rolim, Maurílio Reis Roberto Barreira e Edinardo Filho. Além de vice-campeão com Léo Santos.

Embora se sinta realizado profissionalmente, Maikinho tem um sonho, o de ser escolhido como o Melhor Preparador do ano.

Texto e Foto: Robério Lessa 

Copyright© 2007-2018 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização