Confira os campeões da 20ª Copa Brasil de Kart

13 de outubro de 2018

Por Robério Lessa direto de Vespasiano (MG) – Teve início na manhã deste domingo (13), as finais 20ª edição Copa Brasil de Kart, sediada no Kartódromo RBC Racing, localizado na cidade de Vespasiano, na Grande Belo Horizonte.

A primeira categoria a entrar na pista foi a Júnior Menor que consagrou o talento do mineiro Lucas Staico, alcançando seu terceiro título na Copa Brasil. Confira os cinco primeiros da Júnior Menor:

01 Lucas Staico
02 Samuel Cruz
03 Gabriel Gomez
04 Matheus Ferreira
05 José Soares de Siqueira

Na categoria Júnior, a segunda a entrar na pista, José Muggiati Neto mostrou bom domínio. Após largar da pole, conseguiu imprimir um forte ritmo e deixou para trás uma verdadeira batalha pelos dois lugares no pódios. Ao final prevaleceu o talento de Pedro Aizza e Roberto Faria. Este último mostrou regularidade e maturidade apesar de ter começado no kart há menos tempo que seus adversários. Confira os cinco primeiros da Júnior:

01 José Luiz Muggiati Neto
02 Pedro Aizza
03 Roberto Faria
04 Ayrton Gil
05 Nicolas D B Fabris

Ernandes Onassis confirma favoritismo e conquista o título de campeão da Copa Brasil de Kart 2018 da categoria Super Sênior. O piloto se manteve na ponta na maioria dos treinos realizados e, na classificação, conseguiu permanecer à frente dos demais oponentes. Largando da pole, Onassis se manteve no P1. Confira os cinco primeiros da Super Sênior.

01 Ernandes Onassis
02 Christiano Mattheis
03 Flávio Costa Martins
04 Junior Pinto
05 Rodrigo Piquet

Richard Annunziata foi o grande vitorioso na categoria Novatos. Largando da pole, ele não teve trabalho para cruzar a linha de chegada à frente de João Luis Pocay.
Grid de Largada da categoria Novatos:

01 Richard Annunziata Leite
02 João Luis Pocay
03 Felipe Miante Nicoletti
04 Pedro Felipe Perdoncini
05 Dante Perissinotto Fibra

Uma das mais esperadas corridas do dia foi categoria Graduados, sempre das mais disputadas categorias de quaisquer competições de kart. Na largada, o mineiro Gabriel Paturle saiu da pole position e foi superado por André Nicastro, o segundo colocado e o também mineiro Lucas Farias.

Enquanto os três seguiam à frente, atrás, um segundo bloco de pilotos de formava e a luta pela quarta posição se transformava em um dos bons momentos da corrida de 25 voltas. Antes que fosse completada metade das voltas para se conhecer o vencedor. Lucas Faria deu um bote inesperado em cima de André Nicastro que perdeu rendimento e acabou sendo superado por Partule.

Os três não mudariam mais de posição ao longo dos giros restantes, mas a quarta e quinta posições somente foram definidas nas voltas finais com Pedro Goulart em quarto, e Alain Sisdeli em quinto. Confira a classificação final da categoria Graduados

01 Lucas Faria Nogueira
02 Gabriel Paturle e Silva
03 Andre Nicastro
04 Pedro Goulart
05 Alain Sisdeli

Em seguida foi a vez dos pilotos da Sênior B disputarem o título. Rodrigo Morelli, que largou de sexto, comemorou muito seu primeiro título da Copa Brasil tendo como segundo Weldes da Silva. Confira o resultado final da Sênior B:

1) Rodrigo Morelli Pereira
2) Weldes da Silva Campos
3) Rafael Pastorello
4) Rodrigo Silva Felipe
5) Sandro Cibien

O piloto João Matos foi o vitorioso na categoria Codasur Jr. tendo como segundo colocado Enrico de Lucca, que havia largado na pole. Confira o resultado final:

1) João Matos
2) Enrico R. De Lucca
3) Lucas Staico
4) João Pedro Maia
5) Roberto Faria

Chamou a atenção do público a disputa pelo título da categoria Mirim, sobretudo nas voltas finais. Liderando a prova, o piloto do kart número 20, Gabriel Neves Reis, foi alcançado, nas cinco voltas finais, por Filipe Vriesman, que no meio da corrida escalou o pelotão e mostrou incrível capacidade de superação. No entanto, quando, em plena reta dos boxes, ia superar o líder Gabriel, este excedeu o número de manobras defensivas e mudou três vezes de trajetória, impedindo o sucesso da manobra de Filipe.

Na volta seguinte, nova tentativa e, infelizmente, o jovem líder voltou a exceder o número de manobras defensivas, o que causou protestos dos familiares dos pilotos Filipe Vriesman, Davi Alkmin e Augustus Toniolo que assistiam a tudo de pertinho encostados à mureta dos boxes.

A reportagem do Carros e Corridas apurou junto aos comissários de prova e, até às 15h,30min, não havia nenhuma informação sobre qualquer protesto ou punição em relação ao que ocorrera na pista. Deste modo, Gabriel ficou com o título na categoria Mirim, seguido por Filipi Vriesman. Confira os cinco primeiros colocados.

1) Gabriel Neves Reis
2) Filipe Vriesman
3) Davi J. Fleming Alkmin
4) Augustus Toniolo
5) Isaque L. Tanabe Bueno

Às 18h,43mim, a direção de prova informou ao Carros e Corridas que o piloto Gabriel Neves Reis foi punido pelas manobras excessivas na defesa do seu posto. Assim, ele teve acrescido 20 segundos ao seu tempo de corrida. Deste modo, o campeão da categoria Mirim foi o piloto Filipe Vriesman. Confiram o novo resultado:

1) Filipe Vriesman
2) Davi J. Fleming Alkmin 
3) Augustus Toniolo 
4) Isaque L. Tanabe Bueno  
5) Rafael do Carmo Diniz 

Ainda com os pequenos na pista, mas desta vez com a categoria Cadete, as disputas permaneceram, no entanto, prevaleceu de Heitor Dall Agnol, que já havia conquistado o título da competição em 2017 pela categoria Mirim.Confira o resultado final:

1) Heitor Dall Agnol Farias
2) João A. P. Pinheiro Filho
3) Breno Moraes Lopes
4) Vinícius Costa Mercez
5) Gabriel Dantas Koenigkan

Na categoria Sênior A, o mineiro Wellington Araujo Júnior alegrou a torcida local ao conseguir a vitória e o título da Copa Brasil. Confira os cinco primeiros colocados.

1) Wellington Araujo Júnior
2) João A. Ferreira da Cunha
3) Clemente De Faria Junior
4) Danillo Ramalho
5) Sidney Pereira Lopes

Na decisão das categorias F4 Super Sênior e F4 Super Sênior Master, que integram um grid único, Marcos A. da Silva ficou com o título da F4 Super Sênior, seguido por Paulo Sant’Anna em segundo. Confira o resultado final (os cinco primeiros).

F4 Super Sênior
1) Marcos A. da Silva
2) Paulo Sant’Anna
3) Luis F. Armani da Silva
4) Sérgio de S. Naves
5) Armando Duran

F4 Super Sênior Master
1) Carlos A. Marcelino
2) Roberto Cló
3) Valdemiro A. Oliveira
4) Joanes A. S. Gouvea
5) Luciano A. Lavalle Filho

Finalmente a justa foi feita ao talento de Gabriel Paturle na Copa do Brasil de 2018. O mineiro do kart número oito largava na pole position da categoria Internacional OK e manteve a ponta. Atrás dele uma bela disputa pelo segundo lugar envolvendo os pilotos Lucas Faria Nogueira, Andre Nicastro e Olin Galli.

Com Paturle liderando com certa folga, as atenções se voltaram para a briga pelo segundo posto, que só foi definida na última volta. Acompanhe o resultado dos cinco primeiros.

1) Gabriel Paturle e Silva
2) Lucas Faria Nogueira
3) Olin Vieira Galli
4) Andre Nicastro
5) Joaquim Junqueira.

A última categoria a ir para a pista no dia foi a F4, que consagrou como campeão o maranhense André Luiz Novaes. Confira o resultado final da F4, os cinco mais bem colocados.

1) André Luiz C. Novaes
2) Daniel Cançado
3) Claudio de Moraes
4) Gustavo Zwetkoff
5) Daniel Barbosa Oliveira

Mais informações à medida que as finais forem acontecendo.

Texto e Fotos: Robério Lessa.

Copyright© 2007-2018 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: