Vagas para Brasileiro de Kart estão em jogo na categoria Graduado

24 de maio de 2019

A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por meio da Comissão Nacional de Kart (CNK) vai repetir a fórmula de sucesso adotada para o Campeonato Brasileiro de Kart de 2018 e, neste ano, continua com as indicações das Federações para oferecer as vagas subsidiadas nas categorias CODASUR Junior, CODASUR e OK Internacional.

Cabe ao Ceará (Federação Cearense de Automobilismo – FCA) seis vagas, duas em cada categoria (veja abaixo a distribuição de vagas por federação) que serão disputadas pelos pilotos da categoria Graduado A.

Os competidores da CODASUR e CODASUR JR. terão vários benefícios ofertados e RBC Motorsport que vão fornecer os motores, de forma gratuita. As vantagens incluem também o fornecimento gratuito pela MG Pneus de dois jogos de pneus do tipo slick para as corridas e, ainda, um jogo de pneus de chuva (este último, caso não seja utilizado, deverá ser devolvido para o representante MG Pneus nos eventos).

Já na categoria OK os pilotos deverão desembolsar pelo aluguel dos motores (IAME – Itália) o valor, subsidiado, de R$ 1.300,00. Também nesta classe os pilotos irão receber de forma gratuita dois jogos de pneus do tipo slick para as corridas. Levando-se em conta essas três classes os campeões brasileiros receberão como prêmio a participação gratuita no Campeonato Mundial de Kart CIK/FIA, prova que será realizada entre os dias cinco e oito de setembro na Finlândia, ou se preferirem no IAME International Finals, a ser disputado em Le Mans (França), no mês de outubro.

“O grande sucesso que conseguimos no ano passado com as novas categorias internacionais praticamente nos obrigam a manter o mesmo procedimento de distribuição de vagas para participação do Brasileiro nas classes subsidiadas. Naturalmente entendemos que o interesse em 2019 tende a ser ainda maior encaminhando os pilotos a disputarem com muito afinco as competições regionais que irão oferecer estas vagas. Nos próximos dias estou certo que cada uma das Federações irá anunciar quais os seus Campeonatos irão oferecer as vagas e, desta forma, os pilotos e equipes poderão se programar para buscar o seu lugar no Brasileiro”, comentou Pedro Sereno, presidente da Comissão Nacional de Kart.

A oferta dessas vagas gerou uma motivação maior entre os competidores. Um dos que espera aproveitar a chance dada pela CBA/CNK é o Tetracampeão Marcus Borges – Kinho, que soma 27 pontos e está na segunda colocação da categoria Graduado A do Campeonato Cearense de Kart. O líder, Paulo Holanda, também soma 27 pontos, mas está à frente da corrida pelo título pelos critérios de desempate.

Experiente, Marcus Borges sabe da importância do incentivo, e promete dar o seu máximo para ficar com uma das vagas destinadas ao Ceará. “Essa é uma iniciativa muito importante para nós pilotos, sobretudo quando a competição se realiza em uma cidade distante e os gastos com transporte já são elevados, além disso, o incentivo aos piloto pelo desempenho nos campeonatos regionais acarreta em uma disputa de alto nível, sem contar com a premiação da participação gratuita no Campeonato Mundial de Kart CIK/FIA ou no IAME International Finals para o campeão da OK.  Estou motivado”, revelou Kinho.

Piloto e dirigente do Clube de Kart, Lutianne Soares também corrobora com as palavras de Borges, lembra que isso ajuda a ter campeonatos mais disputados. Luti, como é mais conhecido ressalta que a CBA acaba reconhecendo o esforço dos atores que se dedicam à realização das competições regionais, os verdadeiros celeiros de talentos para o automobilismo brasileiro.

“Esta iniciativa da CBA, que vai para o seu segundo ano, é uma premiação ao esforço que todos os amantes do kart fazem para manter vivo o kartismo nacional. Competir em seu estado tendo a possibilidade de ser representante no Brasileiro de Kart é algo que todo piloto gostaria de poder ter em seu currículo. Aqui no Cearense de Kart temos uma competição de elevado nível, dos pilotos aos preparadores e sei que teremos bons representantes no Brasileiro de Kart”, disse Luttiane Soares. “Todos nós sabemos que os pilotos começam nos campeonatos regionais, são nesses campeonatos que surgem os novos campeões, os novos talentos, e incentivar é uma política acertada da CBA”, concluiu.

A CBA informou ainda que, na segunda-feira será realizado levantamento de todas as indicações e, então, deve divulgar um comunicado (até terça-feira-28) com os pilotos classificados.

Campeonato Brasileiro de Kart, será disputado no Kartódromo Delci Damian, em Cascavel, Paraná, entre os dias 15  a 27 de julho  (15 a 20 de julho será realizada a primeira fase e, entre 22 e 27 de julho, a segunda fase).

Vagas por federação:

Algumas mudanças foram feitas em relação à distribuição de vagas por federação levando-se em conta, sempre, o número de pilotos filiados no ano anterior. De acordo com o levantamento feito pela CBA as vagas para cada uma das três categorias serão assim distribuídas: Federação Paulista – 4; Federação Paranaense – 4; Federação Gaúcha – 3; Federação Catarinense – 3; Federação Mineira –3; Federação do Rio de Janeiro – 2; Federação do Distrito Federal – 2; Federação de Pernambuco – 2; Federação do Maranhão – 2; Federação Goiana – 2; Federação da Paraíba – 2; Federação do Mato Grosso – 2; Federação Cearense – 2, Federação do Espírito Santo – 1; Federação Baiana – 1; Federação do Rio Grande do Norte – 1.

Texto: Robério Lessa/Com informações da CBA.
Fotos: Robério Lessa.

O Uso do texto e das fotos deve ser autorizado e seguido das fontes.

Copyright© 2007-2019 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: