Valdeno Brito disputa pela primeira vez um Brasileiro de Kart

24 de julho de 2019

O 54º Campeonato Brasileiro de Kart está na segunda e última fase, reunindo cerca de 200 pilotos no Kartódromo Delci Damian, em Cascavel (PR). Embora tenha iniciado sua carreira no esporte a motor pelo kart, esta será a estreia de Valdeno Brito em campeonatos nacionais.

“Estou curtindo a oportunidade de competir no kart. Espero me divertir muito. E claro: no final, ganhar um troféu”, disse o piloto paraibano, radicado em Londrina, PR. Ele vai competir pela categoria Super Sênior.

Valdeno, que integra a equipe Prati-Donaduzzi na Stock Car, começou no kart aos 18 anos, na Paraíba. Entretanto, logo depois passou a fazer os motores dos carros roncarem. “Comecei ‘velho’ para a modalidade e não fiquei muito tempo. Logo passei a pilotar carros. Mesmo assim, sempre fui apaixonado pelo kartismo, seja como treinamento ou diversão”, contou.

A ligação de Valdeno é tão grande com o kart que, inclusive, possui um kart indoor que leva seu nome em Londrina. “O kart tem reações mais semelhantes aos carros de fórmula, bem diferente dos da Stock Car. Mas é excelente, pois tudo é muito rápido: aceleração, contorno de curvas e frenagens. Sem dúvida, uma grande escola”, disse.

Durante a semana, entre uma tomada e outra, Valdeno vai aproveitar para contar um pouco de sua trajetória como piloto aos kartistas. Uma das principais dicas dele é que, além de talento para o esporte (que acaba se descobrindo com o passar do tempo), é preciso entender de mecânica e, sobretudo, ser dedicado.

A trajetória de Valdeno Brito

A história de Valdeno Brito no esporte começou na vela. Nesta modalidade, sagrou-se campeão brasileiro cinco vezes. No início da década de 1990 trocou as águas pelas pistas. Após passar por diversas categorias nacionais, estreou no maior campeonato automobilístico do Brasil, a Stock Car, em 2004.

Em 2008 conquistou sua tão esperada vitória – e justamente na prova mais importante do campeonato, a Corrida do Milhão, em Jacarapaguá, RJ. Paralelamente às atividades na Stock, Valdeno foi bicampeão brasileiro de Gran Turismo em 2010 e 2011, pilotando um Ford GT. Na Stock Car, já participou de 235 corridas, conquistando oito vitórias, oito poles e 31 pódios.

Texto: Rafaella Malucelli/Divulgação.
Fotos: Cleocinei Zonta/Divulgação.

Copyright© 2007-2019 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: