Edu Piano e Solon Mendes vão brigar pelo bicampeonato no Rally dos Sertões

23 de agosto de 2019

Veteranos e multicampeões do Rally dos Sertões o paulista Edu Piano (Tatuí) e o cearense Solon Mendes (Fortaleza) contam os dias para mais uma edição, que terá início neste sábado 24/8, em Campo Grande (MS). Campeões da prova em 2018, na categoria UTV Over 45, a dupla da Território Motorsport pretende lutar pelo bicampeonato e também subir novamente no pódio da geral, uma vez que foi a 4ª mais rápida do grid dos UTVs. O desafio desta 27ª edição será cruzar seis estados, em oito dias, e completar o percurso de aproximadamente 4.800 km até a chegada em Aquiraz (CE) em 1/9.

Amigos dentro e fora dos grids, Piano e Mendes competem juntos deste 2007, de lá para cá a dupla conquistou sete títulos – seis nos caminhões e um nos UTVs – no Sertões. Experiência, garra, determinação e a capacidade de superar obstáculos eles têm de sobra, ainda assim, nunca lhes faltou humildade para recomeçar em uma nova categoria e tem sido assim, nos carros, caminhões e UTVs.

Piano tem um título a mais que Mendes, foi campeão na geral dos carros em 2005 (com Rogério Almeida) e o primeiro piloto com origem nos jipes a conquistar o título. No sábado competirá, pela primeira vez, com seu novo Can-Am Maverick X3. “Vamos estrear o novo UTV direto no Prólogo e estou muito animado para esta edição que promete um roteiro bem raiz como antigamente e, disputar, mais uma vez, o Sertões com o meu amigo Solon, não vejo hora de acelerar”, diz o piloto recordista de títulos, são oito. Piano segue para a 24ª participação consecutiva na prova, a primeira foi em 1996 quando a categoria carros entrou na competição.

Já o cearense com mais títulos (sete) no Sertões estreou na prova em 1997 e completa em 2019, a 21ª participação. “Lembro da minha estreia nos UTVs no Prólogo de 2016, meio receoso, mas de cara gostei e hoje não troco por moto, carro ou caminhão! Nos aprimoramos, nossa sintonia só melhora e, este ano já andamos no RN1500 e no Rally Jalapão e temos tudo para brigar pelo bicampeonato e por uma boa colocação na geral”, explica Mendes. “A minha preocupação sempre foi chegar, buscar um dia de cada vez e é nesse mesmo compasso que seguimos para essa edição”, completa o navegador com mais de três décadas de off-road.

Segundo Piano, que também se divide como chefe de equipe, o time contará com seis UTVs, quatro motorhomes, 40 pessoas (entre mecânicos, engenheiro, cozinheiros, motoristas e competidores) e seis carros de apoio.

Texto: Mércia Suzuki.

Fotos: Victor Eleutério/Fotop.

Tags: