Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos realiza reunião setorial sobre inspeção veicular

26 de setembro de 2019

A Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos (CBCPAVE) realizou, na última quarta-feira, em Brasília,  reunião para debater, sobre a Inspeção Técnica Veicular, outros temas  do setor automotivo e sobre a Reforma Tributária. O presidente do Sistema Sincopeças/Assopeças/Assomotos Ceará – SSA/CE e do Sincopeças Brasil, Ranieri Leitão, coordenou o encontro realizado na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

“Sobre a questão da Inspeção Técnica Veicular, nós entendemos ela como uma medida obrigatória, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro em defesa da segurança e saúde das pessoas. Durante a reunião, nós demonstramos os problemas que acontecem pela falta dessa manutenção preventiva dos veículos, os acidentes, as interrupções em vias e estradas e outros tantos gargalos. Atualmente, no Brasil, os custos anuais com acidentes de veículos chegam a R$ 52 bilhões de reais. Além disso, o país é o quarto maior provocador de acidentes de veículos do mundo, daí a importância de debater o assunto”, enfatiza Leitão.

Durante a reunião, foram discutidos ainda os Projetos de Lei (PL) para beneficiar o setor automotivo. Um deles, o PL-664/2019, trata da disciplina e oferta de peças e componentes de veículos terrestres automotores ao consumidor, colocando a exigência das montadoras oferecerem as peças desses veículos por, pelo menos, 10 anos, mesmo na situação do veículo sair de linha; e outro, o PL-4.821/2016 (PSL-125/2010), fala sobre tornar disponível a relação contendo a denominação e o código de referência das peças que compõem o veículo, por meio digital, pelos fabricantes e importadores.

Encerrando os debates, o grupo tratou sobre a questão da reforma tributária e como ela pode impactar o setor automotivo nacional. “Discutidas todas as questões, definimos uma pauta com as reivindicações do setor, que será tratada com os ministérios e com o Congresso Nacional. Vamos marcar duas audiências: uma com o Ministro da Infraestrutura, General Tarcísio Gomes de Freitas; e outra com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ainda em outubro”, concluiu.

Estiveram também presentes na reunião o Diretor Administrativo da CNC, Marcelo Queiroz; a Assessora das Câmaras da CNC, Andrea Marins; o CEO da SK Automotive e membro do Conselho da Nexus Mundial, Gerson Prado, além dos demais membros da CNC, Câmara Automotiva, representantes do Sincopeças Brasil e das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) estaduais.

Texto: Nardélia Martins.

Fotos: CBCPAVE.

Tags: