Automobilismo Cearense Cearense de Rally Rally

Vai ter início a 30º temporada do Campeonato Cearense de Rally

Há 30 anos tinha início o que é hoje uma das mais bem organizadas e técnicas competições de rally de todo o país.

Em um estado onde é possível fazer trilhas em praia, serra e sertão, a competição off-road foi ganhando força a cada ano e hoje, com a união de carros, motos, UTV’s e quadriciclos, revela novos campeões e atrai outros apaixonados por desbravar trilhas.

O Campeonato Cearense de Rally vai dar a largada para a temporada 2020 neste sábado (14), com a realização da primeira etapa da competição com largada às 8h30min, no Posto Ribeirão, localizado na CE 040, Quilômetro Km 43, em Pindoretama.

Da capital cearense, os competidores vão percorrer um percurso total de 190 km no qual terão de superar lama, areia e muita piçarra passando pelos municípios de Aquiraz, Pindoretama e Beberibe. A chegada está prevista a partir das 14h no bar e restaurante Chico do Caranguejo Premium, localizado na Rua Antenor Rocha Alexandre, 560, Parque Manibura nem Fortaleza, local da premiação dos vencedores a partir das 17h.

O Cearense de Rally é promovido pela Associação Cearense de Pilotos e Navegadores (ACPN) e conta com a supervisão da Federação Cearense de Automobilismo (FCA) e da Federação de Motociclismo do Estado do Ceará (FMC).

Segundo Rogério Almeida (premiado piloto e navegador), diretor de prova, os pilotos e navegadores vão precisar redobrar a atenção durante a trilha. Segundo ele, as chuvas que têm caído constantemente em solo cearense, apesar de a organização ter evitado áreas de alagamento e solo frouxo, podem contribuir para que aumente o grau de dificuldade no dia da prova. “A gente buscou fazer uma trilha desafiadora mesmo evitando os terrenos encharcados. Buscamos fazer um roteiro onde a areia absorve a água rapidamente, contudo, é preciso ficar atendo se o dia for de chuva. Vai ser uma boa aventura. Cada competidor vai enfrentar um terreno diferente do seu antecessor. Em muitos pontos, durante o levantamento da trilha, encontramos uma areia pesada e áreas inundadas devido ao acúmulo de água e eliminamos esses pontos. Acredito que todos vão se divertir, pois este é o espírito do Cearense de Rally”, afirmou Rogério Almeida.

A competição é disputada em Moto; Quadriciclo; UTV; Carro 4 x 4 Elite; Carro 4 x 4 Graduado; Carro 4 x 4 Turismo; Carro 4 x4 Estreante; Carro 4 x 4 Estreante B.

O Briefing (obrigatório para todos os participantes) acontece na sexta-feira (13), no bar e restaurante Chico do Caranguejo Premium (mesmo local da chegada e premiação), das 18h às 22h.

A primeira etapa do Campeonato Cearense de Rally conta com o patrocínio da Troller, Silcar, Santa Clara, Governo do Estado do Ceará e Allloc.

Apoio: Lobsomens Rally Team; Piocerá; Rally Auto Center; Formetal; MS Serviços; Denim1; CREPH; Nossa Cópia e Guia Corretora de Seguros.

A diretoria da ACPN anunciou para este ano um calendário composto por seis etapas. Além deste sábado (14), estão confirmadas as etapas de 18 de abril (segunda), seis de junho (terceira), 11 de julho (quarta), 26 de setembro (quinta) e 28 de novembro (sexta).

Texto: Robério Lessa.

Fotos: Cearense de Rally/Divulgação.