Temporada 2020 do Cearense de Rally começa com muita chuva, lama e emoção

16 de março de 2020

A competição que chega aos 30 anos foi aberta em uma prova marcada por uma trilha desafiadora na qual a chuva foi mais um obstáculo a ser superado por pilotos e navegadores

O sábado (14) amanheceu com céu nublado e previsão de chuva para o litoral cearense e, assim como foi durante toda a semana, a abertura da temporada 2020 do Campeonato Cearense de Rally aconteceu debaixo de água.

Alinhados no Posto Ribeirão, em Pindoretama (Região Metropolitana de Fortaleza – RMF) os competidores divididos em carros, motos, quadriciclos e UTV’s não escondiam a ansiedade de entrar na trilha de 190 km passando por Pindoretama e pelos municípios de Aquiraz e Beberibe, também da RMF.

Às 8h31min, o piloto Filipe de Castro de Trairi (CE), foi o primeiro a largar com sua moto número um. Álvaro Sanguesa Wayne, com a moto número sete largou depois, completando o grupo dos 10 primeiros a ingressar na trilha. Para ele os desafios apareceram logo no início por conta do terreno úmido. “As trilhas que o Rogério (Rogério Almeida – Diretor de Prova) apronta são cheias de desafios, mas dificilmente tem erro, então se você navega bem consegue chegar bem. Meu maior obstáculo foi quando cheguei em uma barragem e tive de descer para ver o nível da água do rio que estava passando por cima da trilha, Foi uma prova muito boa”, disse o competidor da categoria Motos.

A dupla Fernando Paraíso e Gabriel Santos do UTV número 31 entrou na trilha às 8h50min, sendo os primeiros entre os UTV’s. A chuva não dava trégua e a cada trecho a lama elevou o grau de dificuldade para que o piloto (Fernando) seguisse as indicações do navegador Gabriel. “Hoje foi um dia de muita lama. Tivemos que nos desdobrar para não sermos pegos de surpresa, pois a tocada muda muito já que temos de redobrar a atenção por conta da falta de aderência, sobretudo na entrada e saída de curvas”, ressaltou Fernando Paraíso.

Às 9h31min partiu a última dupla (Ivan Viana e Ghilherme Holanda), da categoria Turismo, no carro número 74 dos 65 inscritos.

Quatro horas depois de percorrerem trilhas e deslocamentos, os primeiros competidores chegavam ao bar e restaurante Chico do Caranguejo Premium, ponto final da aventura, em Fortaleza. Era hora de serem conhecidos os vencedores.

Na categoria Moto Rally, Filipe de Castro ficou com a vitória, seguido por Álvaro Sanguesa Wayne em segundo e Bruno Nepomuceno Rocha em terceiro.

Na categoria Quadriciclo o vencedor foi Roberto Sávio Gomes da Silva, o segundo colocado foi Wescley Ferreira com José Demontier Moura em terceiro.

Na UTV Graduado a dupla Álamo Costa Souza e Paulo Afonso Medina Junior subiram no alto do pódio. O segundo lugar ficou com Fernando Paraíso e Gabriel Santos e a terceira posição ficou para Emmanuel Lima de Souza e Diego Pontes.

“Hoje foi tudo perfeito”, sintetizou o navegador Paulo Afonso após descer do pódio. Para ele, a lama atrapalhou um pouco a navegação, mas a dificuldade foi imposta para todos os competidores. A opinião do navegador foi compartilhada pelo piloto da dupla campeão, que lembrou o esforço para superar as adversidades. “Em alguns momentos, mesmo seguindo as orientações do Paulo (navegador) o carro saia de lado e era preciso trazer de volta e seguir reto. Agora vamos comemorar o resultado”, destacou Paulo Afonso.

Pela categoria Carro 4 x 4 Elite o primeiro lugar do dia foi da dupla Paulo Renato Macedo e Thiago Alves Feitosa. Onofre Campos Silva e Paulo Henrique Alcântara chegaram em segundo. O terceiro lugar do pódio coube a dupla Emilio Mamede Studart e Lucas Rego Studart.

Dentre os competidores da categoria Elite (que unificou a categoria Master e Graduados), a organização premiou aqueles que se destacaram na Categoria Graduado, assim: a dupla Onofre Campos Silva e Paulo Henrique Alcântara recebeu a homenagem como melhor dupla graduada.

“Estou muito feliz por esse reconhecimento, isso é muito gratificante. Quando é uma prova com chuva ficamos mais apreensivos e junto com o navegador decidimos entrar para fazer o que desse, pois sabíamos que teríamos mais dificuldades e isso foi essencial para chegar bem. O segredo foi diminuir a pressão em nós mesmos, e essa homenagem acaba premiando isso tudo”, afirmou Onofre. Para o navegado Paulo, a conquista e a homenagem vai servir de estímulo para as próximas etapas. “A gente está há um ano correndo juntos e nessa entramos para nos divertir. Muita chuva, muita água acabam exigindo bem mais da navegação, mas o resultado foi muito bom e o rally de regularidade é um conjunto entre piloto, navegador e carro, e fomos bem hoje”, salientou.

Na categoria Carro 4 x 4 Turismo a dupla Robson Rodrigues Santos e Juan Aristides ficou com a vitória. No segundo posto chegaram Ramiro Milfont e Marcus Vinícius Chagas da Silva. E fechando o pódio no P3 chegaram Marcio Assunção e Davi Pinheiro Cavancante.

Na Carro 4 x4 Estreante o alto do pódio ficou para Wancley Castro Junior e Emanuel Galvão, com Elvis Clay da Silva Carvalho e Alberto Matheus de Norões em segundo. Em terceiro ficou a dupla Daniel Pessoa e Felipe Ponce de León.

A próxima etapa da competição está agendada para o dia 18 de Abril

30 anos de campeonato.

Neste ano, o Campeonato Cearense de Rally completa 30 anos de atividades initerruptas, algo inédito em todo o país. Para Márcio Botelho, presidente da Associação Cearense de Pilotos e Navegadores de Rally do Ceará (ACPN), entidade que organiza a competição, chegar aos 30 anos sem nunca ter tido um ano sequer sem competições é resultado de resultado de um trabalho sério de muitos abnegados. “Para mim é motivo de orgulho presidir a ACPN no momento em que chegamos aos 30 anos do Cearense de Rally. Durante todos esses anos muitos contribuíram para que fóssemos reconhecidos pela organização, pela parte técnica e pelos patrocinadores. Não se chega a lugar nenhum sem credibilidade e gostaria de agradecer a todos os competidores e aos nossos patrocinadores e apoiadores”, disse Márcio Botelho.

O Campeonato Cearense de Rally conta com o patrocínio da Troller, Silcar, Allloc, Governo do Estado e Santa Clara.

Apoio: Lobsomens Rally Team; Piocerá; Rally Auto Center; Formetal; MS Serviços; Denim1; CREPH; Nossa Cópia, Posto Ribeirão e Guia Corretora de Seguros.

Texto: Robério Lessa

Fotos: Suelena Moreira/ACPN-Divulgação.

Copyright© 2007-2017 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: