Haas confirma Pietro Fittipaldi como piloto reserva

26 de março de 2020

A Haas F1 Team confirmou hoje Pietro Fittipaldi como seu piloto reserva e de testes na F1. O brasileiro já trabalha com o time desde novembro de 2018, quando fez sua estreia pilotando o carro da equipe nos testes de pneu da Pirelli em Abu Dhabi. Desde então, Pietro trabalha junto com o time norte-americano conduzindo o carro em treinos (foram mais de 2.000 quilômetros desde então) e também no trabalho de ajuste do F1 com o simulador.

Em sua nova função, Fittipaldi seguirá trabalhando com o time no simulador, mas agora também fica à disposição da equipe ao longo dos GPs da temporada 2020 da F1, que teve seu início atrasado em função da pandemia global do Covid-19. Outra função do jovem brasileiro será representar a Haas F1 Team nos eventos da Formula 1 E-sports – o próximo Virtual Grand Prix será no domingo, dia 5 de abril.

Nas pistas, Fittipaldi vem de uma temporada de bastante trabalho com a Haas na F1. O brasileiro testou o carro em Abu Dhabi no último mês de dezembro e completou 135 voltas na pista de Yas Marina, percorrendo aproximadamente 750 quilômetros, ou seja, duas corridas e meia. Com os testes na pista onde a F1 encerrou o ano de 2019, Pietro acumulou 2.185 quilômetros percorridos com o F1 da Haas, totalizando 422 voltas em três circuitos diferentes: Abu Dhabi, Barcelona e Bahrein. Além dos treinos da F1, Pietro disputou nos últimos anos algumas das maiores categorias do mundo, como DTM (fazendo a temporada completa 2019), Indy e WEC. Em 2017, Pietro foi o campeão da World Series, considerada uma das principais divisões de acesso da F1.

“Naturalmente, gostaríamos de ter feito esse anúncio na véspera do Grande Prêmio da Austrália que abriria a temporada, mas os acontecimentos envolvendo o covid-19 trouxeram outras prioridades”, diz Guenther Steiner, chefe da equipe Haas F1 Team.

“Pietro (Fittipaldi) já provou seu talento ao longo de sua carreira e obviamente nós tivemos a oportunidade de trabalhar de forma bem próxima dele nos últimos 12 meses. Estamos muito contentes em continuar essa relação e confirmá-lo como nosso piloto de testes oficial e reserva para a Haas F1 Team em 2020. O trabalho dele na pista nos testes e no simulador foi sem dúvida de muito valor, ainda mais levando em conta o ano de desafios que tivemos na última temporada. Estamos felizes em continuar a oferecer a ele mais oportunidades de expandir essa relação com o time em 2020 assim que todos pudermos retomar os trabalhos. Pietro vai continuar nos dando opiniões significantes para o nosso programa de corrida apoiando Romain (Grosjean) e Kevin (Magnussen) e todo time de engenharia com o Haas VF-20.”

Neto do bicampeão mundial de F1 e duas vezes vencedor da Indy-500, Emerson Fittipaldi, Pietro comentou sobre o anúncio. “Mal posso esperar para seguir desenvolvendo minhas funções na Haas F1 Team, que comecei no final de 2018. Agradeço muito ao Gene Haas e ao Guenther Steiner pela continuação dessa oportunidade e acreditarem em meu trabalho como piloto. Você nunca para de aprender na F1, seja em horas no simulador, seja fisicamente atrás do volante no carro na pista, algo que fiz muito com a Haas, acumulando mais de 2.000 quilômetros em testes. É gratificante poder ter essas duas experiências e estar associado a um time que conquistou tanto no esporte em tão pouco tempo”, diz Fittipaldi, que teve ampliada sua função em 2020 como piloto reserva após conseguir emitir sua super licença para F1.

Texto: RF1/Divulgação

Foto: Haas F1 Team/Divulgação

Copyright© 2007-2017 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: