Mais uma vitória de Rafael Fontenele e Thiago Barbosa no Cearense de Automobilismo Virtual

31 de maio de 2020

Por Robério Lessa – Dando continuidade ao Campeonato Cearense de Automobilismo Virtual, foi disputada neste domingo (31), a segunda etapa da competição. Desta vez, os pilotos tiveram de enfrentar um dos traçados mais querido e igualmente desafiador e veloz, trata-se da pista de SPA-Francorchamps, cujo autódromo físico é localizado na Bélgica.

Com grid invertido (de acordo com a tabela de classificação, largando na pole o de menor pontuação e assim seguido a sequência) os pilotos se alinharam para as 20 voltas nos sete quilômetros de pista com retas e curvas desafiadoras, sendo a Eau Rouge a  que exige maior perícia dos pilotos, já que é  trecho mais perigoso do circuito por ser contornada em alta velocidade. Além disso, existem curvas de baixa, como a Bus Stop logo após a reta dos boxes, forçando uma frenagem forte para em seguida ganhar a subida que leva a Eau Rouge.

Durante a semana que antecedeu as corridas das categorias Light e Graduados, os pilotos realizaram horas de treinos e isso influenciou na tocada dos competidores, proporcionando bons pegas.

Na Light, a troca de líderes foi frequente e nem mesmo o avanço inicial de Daniel Oliveira, que se isolou no P1 nas voltas iniciais, arrefeceu os ânimos, pelo contrário, a liderança de Daniel inspirou a tocada de Rafael Gurgel, Aldemir Gouveia Filho, Lutianne Soares, Victor Ary, Samuel Gouveia e Thiago Barbosa, da  equipe Tartaruga Racing.

Vencedor da primeira corrida do ano, Thiago, com seu carro em tons de verde, em alusão ao quelônio que dá nome a escuderia, mostrava determinação a cada passagem em vistas à liderança. Com uma boa estratégia, já que os carros (BMW M6 GT3) teriam de fazer, no mínimo, duas paradas para troca de pneus e reabastecimento,  Barbosa, Samuel Gouveia e Aldemir  puseram em prática o que fora traçado para cada um e, ao final a equipe foi premiada com uma dobradinha tendo Thiago barbosa em primeiro, seguido por Samuel Gouveia em segundo.

Victor Ary ficou na terceira posição. Com a experiência das pistas, Ary valorizou os pontos do P3 3 ainda conseguiu cravar a melhor volta da corrida com o tempo de 2min 18,202s.

Lutianne Soares terminou a prova na quarta posição seguido por Aldemir Gouveia completando o Top5.

“Esse foi um resultado que colhem os após muitos treinos. Eu, junto com o Samuel e Bauzinho (Aldemir Gouveia Filho) nos ajudamos muito durante toda a semana. Um passando dica para o outro e treinando juntos. Eu sabia que era importante manter a calma durante a corrida, afinal estava largando da sétima posição e precisava “remar” muito para conseguir subir de posições. Nesta corrida os pilotos estavam mais determinados e isso dificultou meu trabalho. Tive alguma sorte com alguns problemas dos adversários, mas corrida é isso. Quero agradecer a todos que nos apoiaram, sobretudo ao Pedro Porto por nos ajudar no traçado da estratégia”, afirmou Thiago.

Na categoria Graduados a mesma determinação para formar o grid de largada o que colocou Rafael Fontenelle, vencedor da primeira etapa, na 11ª posição do grid. Na frente João Filho e Gabriel Chaves lideravam o pelotão e logo que autorizada a largada viu-se repetir o que se vira minutos antes na Light, uma verdadeira caçada por posições e competidores andando forte e muito próximos, o que motivou vários toques durante toda a etapa.

Leonardo Soares, que vinha em terceiro, imprimiu um forte ritmo no primeiro stint, mas após um toque acabou saindo da pista, teve problemas e, lentamente levou seu bólido aos boxes. Determinado, Leo manteve-se na pista e, apesar da perda de posições, mostrou espírito esportivo chegando em 10º.

Ainda na primeira parte da corrida um pega chamou a atenção de todos. Marcus Borges Kinho e Rafael Fontenelle reeditaram a batalha travada na primeira corrida. Kinho conseguiu segurar o ímpeto de Rafael, que decidiu manter-se na pista após o oponente entrar para sua primeira parada.

Rafael não sabia, mas naquele momento parecia ter dado o “pulo do gato” ao escolher bem o momento para reabastecimento e troca de pneus.

 

Em meio a isso a dupla Leo Magalhães e  Rodrigo Rizzo, da Fast Gear, mostrava-se afinada e com chances de vitória. Os dois mostraram belo trabalho de equipe, até mesmo quando duelaram por posições.

Disposto a ocupar um lugar no pódio, Gabriel Chaves era outro a andar forte e buscou não se envolver em problemas e ousou muito no intuito de lograr êxito.

Na última parte da corrida, com a liderança já nas mãos de Rafael Fontenelle, que conseguira superar Rizzo e Magalhães,  Gabriel apareceu em segundo, mas os pneus de seu carro não estavam nas mesmas condições dos dois representantes da Fast Gear e isso foi fatal para as pretensões do jovem piloto que, mesmo segurando, no braço, se viu superado tendo de se contentar com um quarto lugar em uma chegada emocionante.

Guilherme Valentim , Gabriel Soares e Pedro Moura também souberam valorizar as posições e deram muito trabalho aos que tentavam superá-los como Marcus Borges, que acabou em sexto.

Ao final, a vitória de Rafael premiou um piloto rápido, constante e que não cometeu erros. Uma vez na ponta ele abusou da perícia e cravou a melhor volta da corrida em 2min 15,566s.

A segunda colocação ficou com Leo Magalhães, seguido por Rodrigo Rizzo, em terceiro. Gabriel Chaves foi o quarto e  Guilherme Valentim  fechou o Top 5 da  Graduados.

“Eu quero agradecer, primeiramente, a todos que me apoiaram a ficar na categoria. Estava decidido a sair da competição devido a alguns fatos que ocorreram na primeira corrida, mas fui demovido por muitas pessoas, uma delas o Mauro Reis, que incentivou-me bastante, e hoje eu colho esse resultado que foi conseguido com uma boa estratégia da equipe. e muito treino, pois não se consegue evoluir sem treinar forte”, disse o piloto da Kronos MotorSport.

A próxima etapa acontece domingo, sete de junho, a partir das 18h

As transmissões podem ser acompanhadas no canal da Federação Cearense de Automobilismo pelo Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqBVfXs6RbR4a-zhb4R2_mw

 

Confira o resultado final d categoria Light

01 Thiago Barbosa
02 Samuel Gouveia
03 Victor Ary – MV – 2’18,202s
04 Lutianne Soares
05 Aldemir Gouveia Filho
06 Rafael Gurgel
07 Daniel Oliveira
08 Ellon Gollo
09 Gabriel Lessa
10 Valdir Carlos

Confira o resultado final da segunda etapa da categoria Graduados:

01 – Rafael Fontenelle  – MV 2’15,566s
02 – Leo Magalhães
03 – Rodrigo Rizzo
04 – Gabriel Chaves
05 – Guilherme Valentim
06 – Marcus Borges Kinho
07 – Gabriel Soares
08 – Pedro Moura
09 – João Filho
10 – Leonardo Soares
11 – Paulo Holanda
12 – Jhon Washington
13 – Fran Valois

A próxima etapa acontece domingo, sete de junho.

Texto – Robério Less

Imagens/Youtube.

Copyright© 2007-2020 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: