Programa Porsche Esports Brasil abre inscrições gratuitas

5 de junho de 2020

Está lançado o maior, mais estruturado e mais completo programa de automobilismo virtual do Brasil. A partir do dia 5 de junho serão abertos os servidores de classificação para o Porsche Esports Program Brasil, enquanto a etapa inaugural do campeonato será no dia 24 de junho. Qualquer usuário brasileiro da plataforma iRacing pode participar gratuitamente em busca de uma vaga nos grids.

Ao longo de quatro meses, o campeonato promoverá 24 corridas, envolvendo 80 pilotos. Eles vão acelerar em busca de prêmios exclusivos, uma vez que o programa se apresenta como o único caminho concreto entre o automobilismo real e virtual no país.

A maior premiação da história do automobilismo virtual brasileiro é fruto da entrada de Porsche Brasil e TAG Heuer ao programa. No ano passado, a Porsche Cup, de forma pioneira, foi a primeira categoria real a promover seu campeonato oficial em plataforma virtual. Em 2020, o programa ganha corpo, duas categorias, um calendário mais robusto e um inédito “plano de carreira” voltado tanto para colocar novamente um piloto brasileiro no mundial da Porsche TAG Heuer Esports Supercup como também prepará-lo para a experiência de disputar uma corrida real da Porsche Cup.

O Porsche Esports Program Brasil é uma iniciativa da Porsche Brasil em conjunto com a Porsche Cup Brasil, com patrocínio da TAG Heuer e parceria técnica com o IRB e-Sports.

Em 2020 há dois campeonatos em disputa, e os pilotos são direcionados para cada um deles conforme seu iRating (nível de experiência no simulador iRacing).

Porsche Esports Carrera Cup é destinado a pilotos profissionais (iRating acima de 3.000), utilizando o Porsche 911 GT3 Cup. É o mesmo carro usado nas provas da Porsche Cup. Esta categoria será disputada com setup aberto e terá 40 competidores no grid.

Porsche Esports Sprint Challenge é destinado a pilotos com experiência de iniciante a intermediária (iRating igual ou abaixo de 3.000), utilizando o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport. A categoria será disputada com setup fixo (fechado) e terá 40 competidores no grid.

Cada campeonato tem seis eventos ao vivo, um por semana, entre junho e setembro. Os eventos sempre serão realizados sempre às quartas-feiras, com início às 21h.

A inscrição é gratuita e realizada pelo site oficial do campeonato: www.PorscheEsports.com.br

Entre os dias 4 e 18 de junho acontece o Qualify, processo seletivo para ingresso nos campeonatos. Qualquer usuário do iRacing pode participar, sem taxa de inscrição. Os concorrentes serão automaticamente direcionados para as classes Carrera Cup ou Sprint Challenge, conforme sua pontuação no iRating no dia da inscrição.

Assim como nas corridas dos campeonatos, o setup no processo de classificação é aberto na Carrera Cup e fechado na Sprint Challenge.

O processo seletivo acontece na pista Silverstone Legacy (2008), presente no pacote básico do iRacing. Não há limite ao número de voltas que cada piloto pode realizar na tentativa de se classificar.

Serão selecionados 40 competidores para cada grid. O ranqueamento será definido pela melhor sequência de quatro voltas de cada piloto.

As etapas da Carrera Cup e da Sprint Challenge têm programações e regulamentos idênticos, sempre compostas de rodadas duplas.

Depois de um treino classificatório de 10 a 20 minutos (a depender do tamanho da pista), no qual os competidores têm direito a quatro voltas cronometradas, é determinado o grid de largada.

As duas corridas têm 30 minutos de duração, com um breve intervalo entre elas. O grid da primeira prova é estipulado pelo treino classificatório, e, o da segunda, pelo resultado da primeira bateria, invertendo-se as dez primeiras posições.

As provas têm pontuações distintas. Na primeira, a vitória vale 50 e pontua até o trigésimo colocado. Na segunda corrida pontuam apenas os 20 primeiros, com o vencedor somando 30 tentos. O melhor tempo no quali e a melhor volta em cada bateria rendem um ponto extra aos seus autores.

Todos os eventos acontecem às quarta-feiras, com início às 21h e previsão de 1h30min de duração.

Assim como acontece nas corridas do campeonato da Porsche Cup, é realizado um briefing obrigatório com as autoridades desportivas e o estafe promotor do campeonato.

 

Texto: Luis Ferrari/Divulgação

Foto: Porshe Cup/Divulgação

Copyright© 2007-2020 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: