Rafael Fontenelle mostra seu talento no Automobilismo Virtual

23 de junho de 2020

Recentemente, a Federação de Automobilismo do Ceará (FCA) realizou a primeira edição de um campeonato de Automobilismo Virtual (AV) sob sua tutela e chamou a atenção o desempenho de um jovem piloto de 16 anos.

Sobrinho do piloto Raul Fontenelle, campeão da Superturismo, Rafael Fontenelle é fã dos carros e corridas desde criancinha e sempre teve entre os brinquedos o videogame com jogos de corridas. Com quatro anos de idade já se aventurava nas provas do Gran Turismo 3 (O Gran Turismo é um dos jogos mais populares do AV e, ao longo dos anos, foi evoluindo a ponto de hoje ser um dos jogos simuladores mais usados em competições), mas foi em agosto de 2017, aos 13 anos de idade decidiu ingressar nas competições.

De 2017 para 2020 Rafael foi ganhando experiência e conquistando espaço em ligas nacionais de Automobilismo Virtual e passou também a dividir seu tempo em competições de Kart Indoor e até ingressou em 2019 no Campeonato Cearense de Kart, vencendo a primeira etapa que disputou.

Piloto da Kronos MotorSport (KMS), Fontenelle vai disputar ainda este ano as provas da liga ApexGT.

No campeonato cearense ele mostrou incrível domínio disputando corridas com outros experientes pilotos do AV e competidores de diversas categorias cearenses como Leonardo Soares, e Marcus Borges-Kinho, este último dono de cinco títulos no Brasileiro de Kart.  Com seu carro número 55 venceu quatro das quatro etapas disputadas, foi pole na primeira etapa, marcou também três melhores voltas e, em três etapas vencidas largou de último, por força do regulamento.

Quem acompanha a carreira de Rafael é o ex-piloto e coach Zenaldo Queiroz, que desenvolve no Ceará um programa junto à Bravar para formação de pilotos e enxerga um forte potencial no jovem piloto.

“Desde a primeira vez que o vi pilotar no Kart Indoor me chamou atenção à forma de condução e o seu comportamento fora da pista, ele tem um talento apurado, que se bem trabalhado vai trazer muitas alegrias e conquistas. Outro fato interessante foi quando ele falou do seu interesse em correr um campeonato onde o premio seria um kart, e ele me confidenciou que era o seu sonho ganhar aquele kart, até me emociono um pouco falando isso, pois um dia ter um Kart também foi um sonho para mim. Mobilizamos a turma que apoiou e ajudou com inscrição e macacão (O Kiko, o Mauro, não me lembro dos que ajudaram), e na final lá estávamos todos torcendo por ele e vi o brilho nos olhos dele, nervosismo quando alinhou para a grande final. No virtual ele é fora da curva e toda essa bagagem acaba levando para o real, vou apoiar no que puder para que ele se destaque no automobilismo”, disse Zenaldo que o chama carinhosamente “Charles Leclerc cearense”.

Rafael Fontenelle é dono dos seguintes títulos:
– Campeão do Quarto Campeonato GT3 Liga ZGT. (2017).
– Campeão Ginetta Cup Liga RP. (2017).
– Campeão Liga F1 Brasil – Categoria Base. (2018).
– Campeão American Showdown Liga GTBR. (2018).
– Campeão Endurance Online cat. LMP1 Liga ZGT. (2019).
– Campeão das 4h de LeMans Liga Brasil AV. (2020).
– Campeão Cearense de Automobilismo Virtual – Categoria Graduado. (2020).

Outros resultados:
– Vice Campeão Fórmula Renault 3.5 Liga VRA (2018).
– Vice Campeão V8 Supercars Liga RMB (2018).
– Vice Campeão na Primeira Divisão do Primeiro Campeonato Hankook Pneus Liga ZGT (2019).
– Vice Campeão Primeira ARL by Hankook Pneus Liga Apex (2020).
– P3 na Primeira Divisão do Segundo° Campeonato Hankook Pneus Liga ZGT (2019).
– P5 Liga F1 Brasil cat. Elite (2018).

Texto: Robério Lessa.

Fotos: Reprodução, Arquivo Pessoal.

Copyright© 2007-2020 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: