Ford apresenta a nova F-150

27 de junho de 2020

A Ford apresentou a nova F-150, picape da Série F que é, há 43 anos consecutivos, o veículo de trabalho mais vendido dos Estados Unidos. Desenvolvida para ser a mais resistente e versátil de todos os tempos e também a mais potente da categoria, ela chega ao mercado norte-americano no último trimestre deste ano.

A nova F-150 tem a maior capacidade de reboque, carga útil, torque e potência da categoria, além de novos recursos para aumentar a produtividade, inovações em conectividade, como atualizações sem fio, e um novo trem de força híbrido PowerBoost de 3,5 litros com gerador de força integrado, o Pro/ Power Onboard.

O modelo tem uma base forte e durável, composta por chassi fechado de aço de alta resistência e carroceria de liga de alumínio de alta resistência, de nível militar. Todos os seus painéis externos foram redesenhados, mantendo a aparência forte e arrojada, incluindo novo design dos faróis, capô e para-choques envolventes. Para-lamas dianteiros mais altos, novo vinco central e pneus três quartos de polegada maiores dão uma postura mais forte e poderosa à picape.

A linha oferece 11 opções de grade nas diferentes versões, com design diferenciado mas sem perder a identidade, além de novos apliques na tampa da caçamba. As novidades incluem faróis e lanternas traseiras de LED e estribos elétricos de acionamento rápido para melhor acesso lateral à caçamba.

O interior foi totalmente redesenhado para aprimorar a experiência de uso, unindo estilo, conforto, praticidade e tecnologia, com materiais de qualidade, novas opções de cores e de armazenamento.

A F-150 traz uma nova tela central de 12 polegadas – de série nas versões XLT e acima – que permite dividir a tela e controlar várias funções simultaneamente, incluindo navegação, música e recursos do veículo. As versões de entrada e intermediárias da XL e XLT vêm com tela de 8 polegadas. Ambas oferecem acesso ao novo manual do proprietário digital, que permite encontrar as informações com facilidade, incluindo vídeos.

Um novo quadro de instrumentos digital de 12 polegadas, opcional, oferece várias informações sob demanda, além de gráficos e animações ativados pelos novos modos de direção selecionáveis.

Todas as versões trazem a opção de bancos normais ou “poltrona do capitão”.

Sabendo que muitos clientes preferem o comando de câmbio no console, a Ford criou na F-150 uma alavanca retrátil que se dobra facilmente, ao apertar de um botão, e deixa o espaço livre para o trabalho quando estacionada. As versões King Ranch, Platinum e Limited contam com a opção dos exclusivos bancos Max Recline, para o máximo conforto nas horas de descanso. Eles reclinam a quase 180 graus, com o assento subindo para se juntar ao encosto e a parte superior girando para a frente até 10 graus para total comodidade.

A F-150 também ganhou a opção de um compartimento com chave sob o banco traseiro para guardar objetos de valor ou longos, como varas de pesca ou plantas de arquitetura, e tem ainda um divisor para manter tudo organizado.

A picape vêm de série com novos grampos nas laterais da tampa da caçamba para a amarração de objetos longos, além de novas braçadeiras embutidas. Como opcional, há também uma superfície que transforma a tampa da caçamba em mesa de trabalho, com réguas integradas, suporte para dispositivo móvel, porta-copo e porta-lápis.

O novo trem de força híbrido PowerBoost V6 de 3.5 litros foi projetado para gerar o maior torque e a maior potência da categoria. Disponível para todas as versões da F-150, da XL à Limited, ele é o único sistema híbrido completo do segmento, adicionando torque elétrico instantâneo ao motor EcoBoost V6 de 3,5 litros da Ford. Ele tem uma autonomia estimada pela EPA de mais de 1.100 km e capacidade máxima de reboque de pelo menos 5.400 kg.

O PowerBoost combina o reconhecido motor EcoBoost da Ford e a transmissão automática SelectShift de 10 velocidades com um motor elétrico de 35 kW (47 cv de potência) integrado à transmissão, além de um software calibrado especialmente para uso em picapes, incluindo modo de direção com carga /reboque.

O motor elétrico usa a frenagem regenerativa para recarregar a bateria de íons de lítio de 1,5 quilowatt-hora. A bateria é instalada de forma eficiente sob a picape, sem tirar espaço da cabine e da caçamba, e pode ser usada em ambientes com temperaturas extremas ou com carga pesada.

A F-150 tem também, como opcional, um gerador de força que pode ser usado para ferramentas, acampamentos e outras necessidades, o Pro Power Onboard, com potência de 2 kW com motores a gasolina. Na F-150 equipada com PowerBoost, o gerador tem potência de 2,4 kW, ou 7,2 kW como opcional. A energia é acessada por tomadas na cabine e até quatro tomadas de 120 V e 20 A montadas na caçamba. A versão de 7,2 kW inclui uma tomada de 240 V e 30 A. O sistema pode ser usado mesmo com o veículo em movimento para recarregar ferramentas.

A nova F-150 representa um grande passo da Ford na oferta de veículos conectados. Ela é a primeira picape grande da América do Norte a vir de série com atualizações sem fio para todos os sistemas do veículo, incluindo desde suporte à manutenção preventiva até novas funções e recursos para melhorar o desempenho. A maioria das atualizações será concluída em menos de dois minutos, na hora que o cliente quiser.

A nova F-150 oferece os recursos mais avançados de assistência ao motorista, reunidos no Ford Co-Pilot360 2.0. Desde a versão XL, ela vem de série com assistência de pré-colisão com frenagem de emergência e detecção de pedestres, câmera de ré com assistência dinâmica de engate, acionamento dos faróis e farol alto automático.

A F-150 também adiciona dez novos recursos de assistência ao motorista e é a única picape a oferecer o Active Drive Assist, que permite dirigir sem as mãos em mais de 160 mil quilômetros de estradas dos EUA e Canadá, com uma câmera que monitora a posição da cabeça e o olhar do motorista. Esse sistema permite que o motorista dirija sem as mãos em determinados trechos de estradas duplas e pré-mapeadas – se continuar mantendo a atenção na estrada – para mais conforto em viagens longas.

A picape já vem equipada com o hardware do Active Drive Assist e o software para habilitá-lo, previsto para o terceiro trimestre de 2021, poderá ser baixado sem fio ou instalado nas concessionárias, com cobrança adicional.

O assistente de cruzamento, que detecta a aproximação de veículos em curvas à esquerda e aplica os freios quando necessário, é outro recurso novo. A F-150 também é a única da categoria com um assistente de estacionamento de última geração, o Active Park Assist 2.0, que controla a direção, câmbio, freio e acelerador nas manobras em vagas paralelas ou perpendiculares.

Texto e Imagens: Ford/Divulgação.

Copyright© 2007-2020 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: