Giovanni Feitosa e Wellington Ramalho mostram talento na Palio Cup

28 de dezembro de 2020

Por Robério Lessa – Em todo o mundo as categorias “sit and driver” tem dado a oportunidade para inúmeras pessoas de realizarem o sonho de pilotarem em uma categoria equilibrada e de baixo custo.
O modelo inspirou o empresário Elton Andrade a levar para a Paraíba, onde mora, a criar a Palio Cup. Investiu em 12modelos Palio 1.0 para compor um grid de 10 carros com dois sempre de reserva.

Não demorou muito a notícia se espalhou junto aos pilotos e apaixonados pelo automobilismo em vários estados da região Nordeste.

As primeiras corridas aconteceram no Autódromo da Paraíba, na região metropolitana de Campina Grande e diante da demanda o empresário levou a categoria para as pistas de Caruaru e Eusébio, em Pernambuco e no Ceará, respectivamente.

Foi no Autódromo Internacional Virgílio Távora, no Eusébio, que conheci a categoria e um dos personagens deste relato.

Participar da categoria não é algo difícil. A Palio Cup fornece o carro, mecânicos e preparadores, deixa os carros equalizados para assegurar a competitividade e cabe ao piloto, devidamente habilitado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), chegar com sua indumentária (Capacete, macacão, luvas, sapatilha e balaclava) passar pelo exame médico obrigatório para as corridas, pagar pelo uso do carro e sentar a bota.

Antes de entrarem na pista os competidores são obrigados a assistir um briefing no qual é informado sobre o carro, suas reações e como ele deve ser conduzido, depois disso é só contar com a habilidade e buscar fazer o melhor tempo na pista.

E foi na Palio Cup, que em 2020 realizou corridas apenas na Paraíba, que o também empresário Wellington Ramalho, paulista de nascimento, mas radicado no Ceará há 10 anos, teve a oportunidade de entrar em um carro de corrida.

“Muitos me perguntaram por que não comprei um carro? Minha resposta é a mesma que falo agora. Poderia até comprar um carro, mas o modelo de alugar um carro de corrida por um fim de semana com treinos livres, classificação e duas corridas me agrada muito mais. Entramos em um modelo equalizado, onde todos tem chance de vitória e isso ficou comprovado nas corridas quando você tem cinco pilotos andando em um minuto e 41 segundos na mesma volta”, disse o competidor.

A vontade de correr de carro acompanhava Wellington desde menino. No entanto, o sonho de criança só foi concretizado quando adulto, mas isso não impediu de sê-lo realizado com a mesma alegria daquele menino que sonhava em participar das provas de automobilismo.

“Desde cedo eu tinha vontade de correr de carro. Sempre incentivei as pessoas a seguirem seus sonhos, sobretudo nas pistas e hoje eu entrei na pista por meio da Palio Cup. Foi no ano passado, no Autódromo do Eusébio, mas infelizmente não consegui fazer a prova por conta de um problema mecânico. Enfim, não deu certo, mas essa foi uma experiência bem, bacana e nesse ano eu tentei de novo. Eu não corri a temporada 2020 só participei das últimas provas. Desta vez não tivemos problema no carro e pude dar o meu máximo dessa vez. Conquistei dois terceiros lugares e cheguei a brigar pela segunda colocação, a qual pedir na última volta. Hoje, aos 46 anos me senti realizado não só por ter chegado aonde cheguei, mas porque fui competitivo enfrentando pilotos mais jovens. Você andar com a molecada não é fácil, acho que é um sonho realizado, um sonho de participar e de construir uma corrida nesse esporte maravilhoso”, concluiu.

A paixão de Wellington pelas corridas passou para as filhas Ana Luiza e Beatriz Ramalho. elas iniciaram no Kart (Cadete Indoor) com seis e oito anos de Idade, no Kartódromo Paladino, na Paraíba onde o pai orgulhoso costuma levar suas filhas nos fins de semana em que também aproveita para andar de kart.

Nosso outro personagem é o pernambucano Giovanni Feitosa, que conheci há um ano. Também amante da velocidade fez um curso de pilotagem em 2016 e começou a pilotar em 2018 e logo mostrou que tinha talento para o esporte que abraçara.
Se em 2019 ele surpreendeu, 2020 foi o ano de confirmação de seu talento na Palio Cup.

Giovani somou vários resultados positivos ao longo da temporada e se destacou por ser o único piloto da última etapa do ano a completar uma volta no autódromo paraibano na casa de um minuto e 40 segundos, enquanto a maioria dos pilotos da categoria ficou na casa de um minuto e 41 segundos.

Na temporada ele conquistou três vitórias, um terceiro lugar, dois quarto lugares, um quinto lugar e um oitavo lugar na segunda corrida da primeira etapa que serviu como descarte, terminando o ano com o título da Palio CUP. Como a competição é interestadual, Giovanni Feitosa finalizou 2020 de forma vitoriosa, sagrando-se campeão Pernambucano, Interestadual PE/PB, e Campeão Alagoano.

“Foi um ano difícil, além da incerteza que vivenciamos se teríamos ou não as competições, tivemos que administrar muitos imprevistos e quebras de diferentes componentes em 75% dos finais de semana de corrida (motor, cambio, arrefecimento, ignição, pneu), não consegui participar dos treinos livres em algumas etapas. Porém a eficiência da equipe de mecânicos da Palio Cup sempre me gerou uma enorme confiança, mesmo em momentos nos quais o carro não era competitivo para buscar a vitória, mantive a tranquilidade a fim de conseguir extrair o melhor de mim e do carro. Apesar das adversidades, foi meu melhor ano na categoria, muito aprendizado e três Títulos de Campeão. Agradeço aos meus patrocinadores, e um agradecimento especial à empresa Garagem 83 na pessoa de Elton Andrade, o qual gerencia a categoria Palio Cup, onde tive a possibilidade de começar minha carreira de Piloto”, disse Giovanni.

Giovanni Feitosa despediu-se da Palio Cup, categoria pela qual teve a oportunidade de ingressar no Automobilismo. O Campeão deixou sua marca, foram seis títulos, maior número de provas disputadas, pódios, vitórias, voltas rápidas, entre outros, recordes esses que o fizeram ser convidado para participar de categorias superiores, como Marcas e Pilotos (Turismo 1600) e a Super Turismo em 2021.

Os interessados em ingressar na categoria Palio Cup podem obter informações acessando o site: www.garagem83.com.br ou por meio do telefone  (83) 98182-0083.

Fotos: Robério Lessa e Arquivo pessoal dos pilotos – Postadas com autorização dos mesmos.

Texto Robério Lessa.

Copyright© 2007-2020 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: