Rafa Câmara mantém bom desempenho no WSK Euro Series

10 de abril de 2021

Faltou uma posição para Rafa Câmara sair mais uma vez com um troféu nos eventos de primeira linha do kartismo mundial. Mas o quarto lugar conquistado na abertura da WSK Euro Series em Lonato foi coroado por uma formidável jornada de recuperação do piloto da Oak Racing Team (ORT).

Depois de classificar a máquina #202 preparada pela Kart Republic com o quarto melhor tempo no quali, o pernambucano de 15 anos de idade enfrentou contratempos em duas das três primeiras preliminares.

Na primeira corrida, o vice-campeão mundial de 2019 largou em segundo, acabou caindo para quarto durante a bateria, se recuperou e recebeu a quadriculada em primeiro. Mas os comissários avaliaram que houve queima de largada e impuseram 10s de penalidade, derrubando o piloto ORT para 12º lugar.

Na segunda corrida um problema mecânico na quinta volta obrigou Rafa a abandonar. Com o kart funcionando normalmente, ele terminou em segundo lugar a terceira preliminar.

Mas terminou apenas em 19º lugar depois da fase classificatória, encerrada no sábado.

O domingo amanheceu com muita chuva e temperatura de 9ºC. A pré-final A da classe OK abria a jornada decisiva e muitos concorrentes tiveram dificuldade em manter seus karts na pista –houve rodadas inclusive na volta de apresentação.

Largando no meio do grid e com precárias condições de visibilidade, o brasileiro saltou de décimo para quinto em uma volta e meia. Depois, com o kart mais rápido da pista naquelas condições, buscou o quarto e o terceiro. Recebeu a bandeirada em P3, assegurando o quinto lugar na final.

A prova decisiva aconteceu ainda sob pista molhada, mas sem a mesma chuva forte da manhã. O bicampeão brasileiro saltou para quarto lugar na primeira volta. Na terceira passagem, foi ultrapassado, mas recuperou a posição na volta 7 e, com o mesmo ritmo dos ponteiros, conduziu o kart #202 até a bandeirada.

Com o quarto lugar na abertura do WSK Euro Series, Rafa Câmara permanece como o único piloto, entre os mais de 60 competidores regulares da classe OK, a terminar todos os eventos de 2021 no top5. Ele abriu a temporada com o título no WSK Champions Cup e, depois de três etapas do WSK Super Masters Series, lidera o campeonato. A quarta e última reunião deste evento acontece novamente em Lonato, em duas semanas.

“Foi uma etapa de altos e baixos e conseguimos uma boa recuperação. Conseguimos ser competitivos tanto no seco quanto no molhado. Fico contente pelo que conseguimos em termos de performance aqui em Lonato e sei que estamos no caminho para disputar nesta mesma pista o título do Super Masters Series”, disse Rafa Câmara.

A temporada 2021 é a terceira do vice-campeão mundial de 2019 totalmente dedicado ao kart na Europa. Além da disputa dos principais eventos naquele continente, Rafa Câmara tem como prioridade o Campeonato Mundial de Kart, que pela primeira vez na história acontecerá no Brasil. O principal evento do planeta será realizado na última semana de outubro, na pista de Birigui (SP), no mesmo traçado onde o pernambucano de 15 anos de idade levantou seu bicampeonato brasileiro no último mês de dezembro, em sua estreia como representante da ORT.

Texto: Luis Ferrari.
Fotos: Manuela Nicoletti/ Ferrari Promo.

Copyright© 2007-2021 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: