A busca pelo desenvolvimento dos veículos autônomos

12 de abril de 2021

A montadora sueca Volvo está expandindo sua colaboração com a empresa NVIDIA, uma das líderes mundiais no desenvolvimento de sistemas autônomos. A parceria é para usar a tecnologia NVIDIA DRIVE Orin™ system-on-a-chip (SoC) para alimentar o computador de direção autônomo nos modelos da próxima geração da Volvo.

Os veículos autônomos precisam de uma grande capacidade de processamento para uma direção autônoma segura. O NVIDIA DRIVE Orin é uma plataforma de inteligência artificial líder na indústria, capaz de operações sem precedentes de 254 tera (ou 254 trilhões) por segundo (TOPS).

O computador central com o NVIDIA DRIVE gerencia as funcionalidades centrais do carro, como software básico, gerenciamento de energia e assistência ao motorista. Ele funciona junto com o computador de direção autônomo que se dedica a trabalhos intensos de computação para oferecer assim um alto nível de integridade de segurança necessário para a direção autônoma.

A Volvo Cars será a primeira fabricante de automóveis com presença global a usar o NVIDIA DRIVE Orin em seus modelos, com base na nova geração da arquitetura de veículo modular, a SPA2, que chegará em breve. O primeiro carro a vir equipado com o SoC será a próxima geração do Volvo XC90.

“Acreditamos na parceria com as principais empresas de tecnologia do mundo para construir os melhores Volvos possíveis”, disse Henrik Green, vice-presidente sênior de tecnologia da Volvo Cars. “Com a ajuda da tecnologia NVIDIA DRIVE Orin, podemos levar a segurança para o próximo nível em nossa próxima geração de carros.”

A plataforma com o NVIDIA DRIVE Orin é um elemento-chave para permitir uma direção autônoma segura e continuamente atualizada. Ele funcionará em conjunto com o software desenvolvido internamente e pela Zenseact, empresa de software de direção autônoma da Volvo Cars, bem como sistemas de backup para direção e frenagem.

O poder da plataforma, adicionado ao processamento gráfico fornecido pelo NVIDIA DRIVE Orin, permitem conjuntos de sensores avançados necessários para uma direção autônoma, como a tecnologia LiDAR de última geração desenvolvida pela Luminar, outro parceiro de tecnologia da Volvo Cars.

A montadora vem centralizando a computação em seus carros de próxima geração para permitir que sejam mais seguros, pessoais e sustentáveis.

 

Texto: Inside Out PR/Divulgação

Fotos: Divulgação

Copyright© 2007-2021 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: