Vitória de Lewis Hamilton em Portugal

2 de maio de 2021

O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, venceu o Grande Prêmio de Portugal, disputado na tarde (horário local) deste domingo 02, no Autódromo de Portimão.

Esta foi a segunda vitória do inglês na temporada, sua 97º na Fórmula 1, o que garantiu-lhe a permanência na liderança da competição com 69 pontos, oito a mais que o segundo colocado na classificação-geral, o holandês Max Verstappen, que cruzou a linha de chegada no GP português em segundo.

A estratégia usada pela Mercedes foi de apenas uma parada quando, na volta 37, Hamilton trocou o composto médio (P Zero Amarelo) para o duro (P Zero Branco). A mesma estratégia foi adotada para a segunda Mercedes, de Valtteri Bottas e pela Red Bull com Max Verstappen, porém, mas pararam no final para colocar o pneu macio (P Zero Vermelho) em busca da melhor volta da corrida que ficou com Bottas (1min19,865s) após Verstappen ter excedido o limite da pista ao cruzar a linha de chegada, na última volta da prova, em um tempo inferior ao finlandês (1min19,849s), sendo assim penalizado com a perda do giro mais rápido, cabendo ao piloto da Mercedes o ponto extra pelo registro da melhor volta, ajudando a escuderia alemã a abrir 18 pontos de vantagem para o time austríaco na briga pelo mundial de construtores.

A Mercedes soma 101 pontos contra 83 da Red Bull, em segundo. A McLaren é a terceira com 53 pontos, seguida pela Ferrari com 42 pontos, em quarto e fechando o quadro das cinco melhores a Alpine, com 13 pontos.

A corrida alternou momentos vibrantes e monótonos em que as ultrapassagens só aconteciam por conta do acionamento da asa móvel (DRS) e iniciou com uma ótima largada de Bottas, segurando o primeiro lugar e conseguindo se livrar de Hamilton.

Um toque entre os dois carros da Alfa Romeo provocou o abandono de Kimi Raikkonen com uma avaria no bico de seu carro. Por conta dos detritos deixados na pista a direção de prova acionou o carro de segurança (Safety Car).
Na sétima volta foi dada a relargada e Verstappen surpreendeu Hamilton tomando-lhe a segunda posição enquanto Bottas conseguiu manter a vantagem sobre os dois oponentes.

Autorizado o uso da asa Móvel, Hamilton não perdeu tempo, colocou a Red Bull de Max na alça de mira e superou o holandês, partindo para cima de seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas.

Na 20ª volta foi a vez de Bottas perder a posição para um determinado Hamilton, que logo tratou de abrir vantagem sobre o colega de escuderia. Depois disso, Hamilton só perdeu o P1 no momento em que foi para a troca de pneus, mas quando todos pararam no pit ele voltou ao seu lugar de direito até cruzar a linha de chegada e comemorar mais uma vitória.
Merece registro na corrida o desempenho de Lando Lorris que chegou em quinto. Além dele, Esteban Ocon e Fernando Alonso (sétimo e oitavo, respectivamente) tiveram um dia proveitoso com a Alpine.

A próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 acontece no próximo domingo (09) com a realização do Grande Prêmio da Espanha, em Barcelona.

Confira o resultado do GP de Portugal:
1) Lewis Hamilton (Mercedes)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
3) Valtteri Bottas (Mercedes)
4) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
5) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
6) Charles Leclerc (Ferrari)
7) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
8) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
9) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
10) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
11) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
12) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
13) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
14) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
15) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
16) George Russell (Williams/Mercedes)
17) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
18) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
19) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)
Abandonou a corrida: Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)

Confira a classificação do Mundial de Pilotos após três corridas:
1) Lewis Hamilton, 69 pontos
2) Max Verstappen, 61 pontos
3) Lando Norris, 37 pontos
4) Valtteri Bottas, 32 pontos
5) Charles Leclerc, 28 pontos
6) Sergio Pérez, 22 pontos
7) Daniel Ricciardo, 16 pontos
8) Carlos Sainz Jr., 14 pontos
9) Esteban Ocon, 8 pontos
10) Pierre Gasly, 7 pontos
11) Lance Stroll 5 pontos
12) Fernando Alonso 5 pontos
13) Yuki Tsunoda 2 pontos

Texto: Robério Lessa.
Fotos: Formula1.com

Copyright© 2007-2021 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: