Lewis Hamilton se distancia na liderança da Fórmula 1

9 de maio de 2021

 

Por Robério Lessa  – O GP da Espanha de Fórmula 1, disputado neste domingo (09), em Barcelona, vencido por Lewis Hamilton, não foi dos mais empolgantes, no entanto, em alguns momentos da corrida a emoção ficou garantida, sobretudo na largada quando Max Verstappen tomou a dianteira do adversário da Mercedes.

Max largou forte e, na primeira curva, deixou seu Red Bull número 33 espalhar mais forçando Hamilton, pela segunda vez na temporada, a recolher o seu carro para buscar o primeiro posto pensando no campeonato.

 

No entanto, a estratégia da Mercedes  foi mais eficiente do que a da Red Bull de Verstappen. O time alemão fez uma segunda parada nas boxes, pondo o composto macio (PZero Vermelho), o que possibilitou alcançar  o holandês e ultrapassá-lo faltando seis  voltas para terminar o GP.

Com a liderança de Lewis Hamilton, Verstappen parou para trocar os pneus de seu carro e buscar a melhor volta e do ponto extra. De pneus novos, Max cravou o tempo mais rápido em 1minutio 18.149s.

Com a vitória, Lewis Hamilton soma agora 98 primeiros lugares. Max Verstappen foi o segundo e Valtteri Bottas em terceiro, o 16º pódio do trio na Fórmula 1.

 

Charles Leclerc ficou em quarto; Sergio Pérez, o quinto; Daniel Ricciardo, sexto; Carlos Sainz, sétimo; Lando Norris, oitavo;  Esteban Ocon, nono e Pierre Gasly completando os 10 mais bem colocados.

Max Verstappen lamentou a falta de ritmo que impediu de superar a Mercedes na Espanha. Ele chegou atrás de Hamilton a 15,841 segundos de desvantagem para o primeiro lugar, porém não mostrou decepção.

“Tentei tudo o que podia hoje e assumi a liderança na Curva 1, mas a partir daí faltou um pouco de ritmo. Claro que queríamos ganhar, mas não posso ficar muito desapontado, pois fiz tudo o que podia para maximizar as oportunidades. Mesmo se tivéssemos olhado para outra estratégia e feito duas paradas e parado diante deles, não teríamos feito o tempo, pois eles eram apenas mais rápidos do que nós. Eu sei o quão rápido posso ir e onde está o limite do carro e quando eles podem fazer uma parada livre atrás, é fácil para eles fazerem uma estratégia diferente. Eu sabia muito bem que quando ele parasse no box pela segunda vez, ele voltaria para mim com os pneus novos um pouco como o Hungria 2019 e embora eu fizesse tudo que podia, eu era um alvo fácil. A diferença de ritmo dos pneus facilitou a passagem de Lewis e então consegui pelo menos manter o segundo lugar e fazer a volta mais rápida. Foi apenas um dia em que faltou um pouco de ritmo e o segundo foi o melhor resultado possível, então agora precisamos ver porque eles parecem ter saltado um pouco à frente em termos de ritmo de corrida”, disse Max Verstappen.

Com a vitória, Hamilton  soma agora 94 pontos contra 80 do oponente holandês. Bottas segue em terceiro com 47 pontos e Lando Norris, o quarto com 41. A Mercedes lidera a disputa das equipes com 141 pontos contra 112 da Red Bull.

Lewis Hamilton agradeceu aos fãs que estavam, pela primeira vez no ano, presentes em uma corrida e admitiu que o começo da prova foi difícil, porém elogiou, novamente, a equipe pelo trabalho que o levou à vitória.

 

“Primeiro quer agradecer a todos os fãs que estão aqui porque esta é uma das primeiras corridas, a primeira corrida este ano, pelo menos, que recebemos pessoas, o que é muito bom ver. Tem até uma bandeira britânica lá, que não víamos há muito, muito tempo. Eu me sinto ótimo depois disso.  Foi um começo difícil, obviamente havia muita borracha no lado direito e a Red Bull obviamente teve um ótimo começo. A equipe apostou que eu seria capaz de fazer os pneus durarem,  e eu consegui mantê-los de alguma forma e foi um longo caminho para voltar à liderança  uns 20 segundos atrás, mas foi uma boa aposta, uma ótima estratégia da equipe. Eu estou gostando dessa esta batalha que estamos travando. Eu não sabia se seríamos capazes de segui-los tão de perto como fizemos no final. Obviamente, na Curva Um, a largada não foi ideal e teremos que revisá-la e ver como podemos fazer melhor no futuro. Mas assim que passamos na Curva Um, eu pensei, ‘OK, mude para um modo diferente’. Na verdade, foi um dia muito bom. Aprendi muito sobre Max hoje, talvez mais do que todas as outras corridas juntas. Este foi um bom trabalho nesse sentido e ótimo, ótimo trabalho de equipe de todos nós. Estivemos aqui até tarde quase todas as noites discutindo estratégia, ontem à noite e esta manhã e tínhamos todas as bases cobertas a esse respeito. Claro, isso significava apenas que eu tinha que fazer o trabalho no caminho certo. Voltar de 20 segundos estranhos não foi fácil, mas acho que foi o certo no final”, disse Lewis Hamilton..

Confira o resultado do Grande Prêmio da Espanha de F1:
1) Lewis Hamilton (Mercedes)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
3) Valtteri Bottas (Mercedes)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
6) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
7) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
8) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
9) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
10) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
11) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
12) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
13) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
14) George Russell (Williams/Mercedes)
15) Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
16) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
17) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
18) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
19) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)
OUT) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)

Confira a classificação do Mundial de Pilotos
01) Lewis Hamilton 94 pontos
02) Max Verstappen 80 pontos
03) Valtteri Bottas 47 pontos
04) Lando Norris 41 pontos
05) Charles Leclerc 40 pontos
06) Sergio Pérez 32 pontos
07) Daniel Ricciardo 24 pontos
08) Carlos Sainz Jr. 20 pontos
09) Esteban Ocon 10 pontos
10) Pierre Gasly 8 pontos
11) Lance Stroll, 5 pontos
12) Fernando Alonso 5 pontos
13) Yuki Tsunoda 2 pontos

Confira a classificação do Mundial de Construtores da Fórmula 1
01) Mercedes 141 pontos
02) Red Bull 112 pontos
03) McLaren 65 pontos
04) Ferrari 60 pontos
05) Alpine 15 pontos
06) Alphatauri 10 pontos
07) Aston Martin 5 pontos

Texto: Robério Lessa.
Fotos: Formula1.com/Mercedes GP/Pirelli/Red Bull Racing.

Copyright© 2007-2021 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: