Com 27 pilotos, a Copa Truck inicia a temporada em Goiânia

19 de maio de 2021

A Copa Truck desembarca neste fim de semana em Goiânia para a abertura de uma temporada 2021 repleta de novidades desportivas, técnicas, entre os pilotos e nas transmissões, em um grande pacote que, como consequência, fez o número de caminhões no grid subir para 27, a apenas um do limite máximo de participante permitidos.

Uma das grandes atrações é a criação da nova divisão Super Truck, voltada para pilotos cuja experiência em caminhões se resuma apenas à Copa Truck e com, no máximo, três participações pontuais em campeonatos de caminhões anteriores. Com pódio separado, os pilotos da Super Truck largam junto da divisão principal e com os caminhões nas mesmas especificações.

Outra alteração importante acontece na classificação do campeonato: ao contrário do que aconteceu de 2017 a 2020, pela primeira vez a Copa Truck será um campeonato com pontos corridos onde, ao fim da penúltima etapa, serão descartados os três piores resultados.

O formato de corridas segue sendo de nove etapas, com as corridas divididas em duas baterias: a primeira tendo 25 min e a segunda com 20 min, acontecendo a inversão dos oito primeiros ao fim da bateria inicial. Das nove etapas programadas, duas serão realizadas no sistema de rodadas duplas, com corridas no sábado e no domingo.

Na parte técnica, houve um trabalho extensivo na redução máxima de fumaça: os caminhões agora contarão com um sensor de fumaça que ajudará nesta medição, além de válvulas e pastilhas de freio padronizadas a partir deste ano.

Transmissão em todas as plataformas possíveis – A partir de 2021 a Copa Truck terá alcance mundial com a transmissão de classificação e corridas ao vivo por seus canais digitais, além de estrear na TV aberta junto à Band, que exibirá em sua programação todas as corridas da temporada. Já a SporTV2, parceira desde a primeira temporada, segue como opção na TV por assinatura.

Na parte de pílotos e equipes, as novidades são muitas. A Mercedes vem liderada pela equipe AM com os caminhões nas cores dos carros de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas na F1 e trazem Giuliano Losacco de volta ao grid, correndo ao lado de André Marques e Wellington Cirino, com Glauco Barros e Daniel Kelemen representando a nova AM Super. Além deles, a marca da estrela também contará com Danilo Dirani, Pedro Paulo (ambos da PP), Jaidson Zini, Evandro Camargo (os dois da ADF) e Leandro Totti (LT).

A Iveco segue tendo o campeão de 2017 Felipe Giaffone liderando o time com a Usual Racing, que terá Djalma Pivetta e Valmir Benavides completando o trio. Felipe Tozzo, pela Dakar, passa a integrar a esquadra Iveco, que também contará com Luiz Lopes.

Entre as mudanças que mais agitaram a temporada estão o retorno de Débora Rodrigues a equipe R9 Volkswagen/MAN, que também será a casa de Roberval Andrade, campeão de 2018. Os dois se unem ao atual bicampeão Beto Monteiro e a Danilo Alamini na condução dos novos modelos VW Meteor, enquanto Paulo Salustiano e Jô Augusto seguem com o Constellation.

A Volvo virá com Maicon Roncem na equipe Boessio (com Regis Boessio atuando como chefe de equipe) e Carlos Machado na LT, enquanto a Scania será representada por Ricardo Alvarez, da Bruto. A turma dos Protótipos virá com Fábio Fogaça e o estreante Rodrigo Pimenta na FF, junto de Adalberto Jardim na AJ5 Eco Sport.

A programação do fim de semana contará com três treinos na quinta, dois na sexta e um no sábado, dia em que acontece a tomada de tempos às 11h30, com transmissão ao vivo dos canais oficiais. No domingo, a Band e o SporTV2 se unem aos canais oficiais para a exibição da primeira etapa do ano a partir das 14 horas (de Brasília).

Confira abaixo a lista de inscritos, a programação completa (incluindo as categorias Copa Shell HB20 e GT Sprint Race, com quem os Brutos dividirção a posta) e o Guia de Transmissões.

Inscritos

AM Motorsport (Mercedes)
#6 Wellington Cirino
#90 Giuliano Losacco*
#77 André Marques

AM Super (Mercedes)
#31 Glauco Barros*
#45 Daniel Kelemen*

R9 Competições (Volkswagen)
#88 Beto Monteiro
#7 Debora Rodrigues
#15 Roberval Andrade
#55 Paulo Salustiano
#81 Jô Augusto*
#00 Danilo Alamini – Super*

Usual Racing (Iveco)
#2 Valmir Benavides*
#4 Felipe Giaffone
#21 Djalma Pivetta*

Bruto Motorsport (Scania)
#3 Ricardo Alvarez*

FF Motorsport (Protótipo)
#27 Fábio Fogaça
#8 Rodrigo Pimenta*

ADF (Mercedes)
#25 Jaidson Zini
#64 Evandro Camargo*

PP (Mercedes)
#28 Danilo Dirani
#29 Pedro Paulo Fernandes*

AJ5 Eco Sport (Protótipo)
#5 Adalberto Jardim

Dakar (Iveco)
#57 Felipe Tozzo*

Boessio (Volvo)
#85 Maicon Roncem*

Lucar (Iveco)
Luiz Lopes

LT Team (Mercedes e Volvo)
#73 Leandro Totti
#117 Carlos Machado*

* – pilotos Super Truck

 

 

Texto: Bruno Vicaria/Divulgação

Fotos: Divulgação

Copyright© 2007-2021 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: