Conheça o novo PEUGEOT 9X8 Hypercar

8 de julho de 2021

A Peugeot acaba de revelar o protótipo do Hypercar 9X8, seu carro de competição de última geração, que deve estrear em 2022 no Campeonato Mundial de Endurance FIA (WEC).

Propulsado por uma motorização híbrida e dotado de transmissão integral, o Peugeot 9X8 está alinhado com a estratégia da Neo-Performance desenvolvida pela montadora francesa, com foco numa performance mais virtuosa e responsável, tanto para veículos de série como para veículos de competição.

O novo carro de Endurance da marca do Leão é o sucessor dos Peugeot 905 e Peugeot 908, modelos de Endurance que venceram as 24 Horas de Le Mans, respectivamente em 1992 e 1993, assim como em 2009.

Dois Peugeot 9X8 farão sua estreia no Mundial de Endurance em 2022.

A assinatura Peugeot

O modelo traz a assinatura característica da Peugeot, as três garras luminosas dos conjuntos óticos dianteiro e traseiro inserem plenamente o 9X8 na gama de modelos da marca, além do novo emblema retroiluminado.

A cor cinza Sélénium, realçada por detalhes contrastantes em Kryptonite (um verde amarelado ácido), integra o código de cores presente na carroceria e no interior do cockpit.

O cockpit do 9X8 também surpreende pelo trabalho cuidadoso da equipe de designers.

No exterior, as rodas revelam um trabalho minucioso, pontuando as laterais sóbrias e bem estruturadas, enquanto as aberturas de ventilação revelam a parte superior dos pneus. Os retrovisores estão perfeitamente integrados, de modo que nenhum obstáculo venha se interpor aos fluxos de ar.

A ausência do aerofólio (introduzido pela primeira vez nos Chaparral 2F nas 24 Horas de Le Mans de 1967) é mais um detalhe da traseira inovadora do 9X8 que nasceu dos estudos dos engenheiros da equipe da Peugeot Sport, liberando a silhueta do modelo conferindo-lhe uma fluidez que não se via há décadas.

A motorização

A máquina recebeu um V6 2,6 litros Bi-turbo de 500kW (680cv) com abertura a 90°. Para a competição ele recebe ainda o motor térmico do grupo motopropulsor PEUGEOT HYBRID4 500KW que será instalado na traseira do 9X8 e já vem acumulando, como previsto, quilômetros nos bancos de teste desde o mês de abril.

O motor/gerador elétrico de 200kW que será posicionado na frente, a caixa de câmbio sequencial de sete marchas e a bateria estão em processo de montagem, de acordo com o cronograma de validação no banco de testes.

Confira a ficha técnica do Peugeot 9X8: 

Categoria: LMH – Le Mans Hypercar
Comprimento: 5000 mm
Largura: 2080 mm
Altura: 1180 mm
Entre eixos: 3045 mm
Motorização: Powertrain PEUGEOT HYBRID4 500KW (tração nas 4 rodas)
Eixo traseiro: Motor a combustão V6 2.6 litros bi-turbo, abertura a 90°, de 500 kW (680 cv.) + transmissão caixa sequencial de 7 marchas
Eixo dianteiro: Motor/gerador elétrico 200 kW + redutor
Bateria: Alta densidade, 900 volts desenvolvida conjuntamente pela Peugeot Sport, TotalEnergies / Saft Combustível e lubrificantes: TotalEnergies

Fotos: Peugeot.
Texto: Com informações da Peugeot.
Copyright© 2007-2021 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: