GP da Inglaterra chega com novidade de corrida sprint no sábado

16 de julho de 2021

Neste fim de semana será realizado o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula Um, no Autódromo de Silverstone.

Berço do automobilismo mundial foi justamente a Inglaterra o país escolhido para o teste da grande novidade no formato das corridas da F1 na temporada de 2021. Na pista que já foi campo de pouso e se transformou em um dos templos das provas do esporte motor, pela primeira vez na Fórmula 1, será disputada uma corrida (Sprint) curta no sábado.

Em meio a briga pelo título entre 0 Holandês Marx Verstappen, da Red Bull e o piloto da casa, o sete vezes campeão, o inglês Lewis Hamilton,  os pilotos vão ter um fim de semana diferente.

O fim de semana começa na sexta-feira (16), com o primeiro treino livre às 10h30min (uma hora de duração) e deve ser dos mais movimentados, já que, às 14h será disputada a classificação em formato (Q1, Q2 e Q3),  para formação do grid de largada para a corrida sprint de sábado (17).

No sábado (17), às 8h acontece o segundo treino livre (uma hora de duração) e, ao meio-dia e meia acontece a corrida sprint de 100Km de extensão. O resultado dessa corrida será o grid de largada do GP no domingo (18), às 11h. 

A corrida do sábado vai ter pontuação para os três primeiros colocados sendo um ponto para o terceiro, dois para o segundo e três para o primeiro.

Com isso, a pontuação máxima por fim de semana passa a ser 29 pontos caso o piloto vencedor do sábado volte a vencer no domingo e marque a melhor volta da corrida dominical.

Também haverá mudança no tempo de utilização do DRS (asa móvel) parta que possam haver mais ultrapassagens. Assim, o piloto que estiver atrás de outro a dois segundos de desvantagem, no sábado, ao invés de um segundo nas corridas do domingo, poderá acionar a abertura da asa móvel e tentar ultrapassagens.

As equipes terão de se movimentar parta traçar a melhor estratégia no sábado, já que não tem a necessidade de uma parada no box obrigatória.

Cada piloto tem dois jogos de pneus duros, quatro médios e seis macios. No total, são 12 jogos de pneus slicks, ao contrário dos normais 13. Durante a qualificação de sexta-feira, apenas o composto macio da Pirelli pode ser utilizado.

Fotos: Fórmula 1.

Copyright© 2007-2021 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: