Pipo Derani e Felipe Nasr conquistam título no IMSA

16 de novembro de 2021

O tão sonhado dia chegou para o paulista Pipo Derani, de 28 anos. Neste sábado (13), o brasileiro foi o segundo colocado nas 10 Horas de Petit Le Mans, em Road Atlanta (EUA), última etapa do campeonato 2021, e garantiu o título da temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

Foi o primeiro título do brasileiro na categoria, onde estreou em 2016 mostrando todo o seu potencial e vencendo as 12 Horas de Sebring (feito que repetiu mais duas vezes em 2018 e 2019) e as 24 Horas de Daytona.

Ao lado do compatriota Felipe Nasr, que conquistou seu segundo título no IMSA, o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R., da equipe Action Express Racing, chegou ao título após um início de temporada complicado. Nas duas primeiras provas do ano, eles tiveram problemas, mas a recuperação veio com consistentes performances a partir de então.

Foram sete pódios no total (três vitórias, três segundos lugares e um terceiro) e cinco poles ao longo do ano. Na etapa deste sábado, os brasileiros também dividiram a pilotagem com o britânico Mike Conway e ficaram bem próximos da vitória o tempo todo da disputa.

Numa batalha épica com o trio do Acura #10, formado pelos pilotos Ricky Taylor, Filipe Albuquerque e Alexander Rossi, onde quem chegasse na frente levaria o título da temporada, o Cadillac #31 contou com um trabalho perfeito dos pilotos na pista e do time na estratégia de pit stop.

No final das 10 Horas de Petit Le Mans, vitória do trio Harry Tincknell, Oliver Jarvis e Jonathan Bomarito, com o Mazda #55, seguido por Derani, Nasr e Conway, com Taylor, Albuquerque e Rossi em terceiro. Os brasileiros somaram 3407 pontos, contra 3396 dos vice-campeões. Além do título entre os pilotos, a Action Express Racing também faturou o campeonato de equipes.

“Não acredito que somos os campeões”, disse Derani, muito emocionado. “O final da temporada passada foi muito difícil e também tivemos um início complicado este ano. Com muita fé em Deus e na minha família, reconstruí minha confiança e agora estou aqui como campeão do IMSA 2021”, celebrou.

“É inacreditável. Sou muito grato à Whelen Engineering, Action Express, Cadillac e a todos que nos apoiaram. É fantástico”, completou Derani.

A conquista coroa uma carreira de grandes resultados e muita dedicação. Derani, que teve seu primeiro contato com um kart aos 7 anos, começou a competir aos 10 e nunca mais parou. Foi para a Europa com apenas 15 anos, venceu provas no forte campeonato britânico de F-3 e conquistou o terceiro lugar no tradicional GP de Macau de 2013.

Aos 20 anos, deu uma guinada em sua carreira e passou a competir provas de endurance, onde mostrou todo o seu talento desde o início. Além das conquistas no IMSA, também teve grandes performances em provas do FIA WEC, com seis participações nas 24 Horas de Le Mans até aqui, pilotando por diferentes categorias, e um vice-campeonato com um Ford GT na edição de 2017.

Em 2022, o brasileiro segue no IMSA e passa a ter um novo companheiro na temporada regular, o norte-americano Tristan Nunez.

Uma batalha épica, até as curvas finais
Nasr iniciou a prova deste sábado na pole position e se manteve na ponta no início da disputa. Os três pilotos do time lideraram a corrida em algum ponto e estiveram na briga o tempo todo.

Faltando duas horas para o final, numa disputa lado a lado, o Acura #10 contou com a ajuda do tráfego para ultrapassar Derani e assumir o segundo lugar, com o carro dos brasileiros em terceiro.

Na volta 325, faltando 1h42 para o final, Derani parou nos boxes para troca de pneus, reabastecimento e mudança de pilotos. Nasr assumiu o cockpit e foi para a pista. Na volta seguinte, os rivais pararam nos boxes e, na saída, com pneus frios, Taylor escapou e permitiu que Nasr o ultrapassasse e colocasse o Cadillac #31 novamente na frente dos principais rivais.

A batalha foi intensa e, nas curvas finais, Nasr chegou a levar um toque de Taylor, quando entravam na curva 10. O rival acabou espalhando, cortando caminho e saiu na frente na curva 12. Mas o brasileiro conseguiu se manter na pista e superá-lo para garantir o segundo lugar na corrida e o título.

A abertura da temporada 2022 do IMSA acontecerá entre os dias 27 e 30 de janeiro, com as 24 Horas de Daytona.

Confira os 5 primeiros nas 10 Horas de Petit Le Mans:
1 #55 Oliver Jarvis, Harry Tincknell, Jonathan Bomarito Mazda Motorsports 10:00’38.581
2 #31 Pipo Derani, Felipe Nasr, Mike Conway Whelen Engineering Racing + 3.297
3 #10 Ricky Taylor, Filipe Albuquerque, Alexander Rossi Konica Minolta Acura ARX-05 + 3.702
4 48 Jimmie Johnson, Kamui Kobayashi, Simon Pagenaud Ally Cadillac Racing + 30.681
5 1 Renger van der Zande, Earl Bamber, Scott Dixon Cadillac Chip Ganassi Racing + 1 volta

 

Texto: FGCom/Fernanda Gonçalves/Divulgação

Fotos: Mike Levitt/Divulgação

Copyright© 2007-2021 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: