Beto Monteiro é líder da Copa Truck

2 de maio de 2022

O público retornou ao Autódromo de Interlagos nesta ensolarada tarde de domingo, feriado do Dia do Trabalhador, para acompanhar em peso a terceira etapa da temporada 2022 da Copa Truck. Em duas corridas bastante disputadas, as vitórias do final de semana ficaram com Beto Monteiro e Wellington Cirino.

Foi um domingo em que tudo começou no zero a zero. Primeiro porque Monteiro e Cirino chegaram a São Paulo empatados na liderança da tabela, ambos com 67 pontos, e segundo porque o classificatório disputado no sábado (30) – que havia dado a pole a Cirino – teve de ser anulado após falha no sistema de medição de emissões. Um novo classificatório foi realizado na manhã de domingo, e a pole ficou com o Iveco de Felipe Giaffone.

Mas Beto tomou a liderança no final da primeira volta para não mais perde-la e vencer pela primeira vez na temporada. Giaffone terminou em segundo e Roberval Andrade foi o terceiro, com Cirino em quarto e Jaidzon Zini em quinto. Debora Rodrigues, Danilo Alamini e José Augusto Dias fecharam os oito primeiros que inverteram as posições para a largada da corrida 2.

Com o asfalto medindo 45,5ºC de temperatura, as pastilhas de freio Fras-le foram exigidas ao máximo na pista que mais exige do conjunto de freios – os picos de temperatura podem ultrapassar os 900ºC em algumas situações, sem prejudicar o desempenho.

A segunda prova já foi mais acidentada, e após o estouro de motor do Mercedes de Roberval Andrade, um longo período de intervenção do caminhão de segurança forçou os pilotos a percorrerem o pit lane em vez da reta principal. Após a limpeza, a disputa foi retomada para apenas uma  – a última – volta.

Piloto da classe Super Truck, Danilo Alamini liderava até a curva da Junção, a última dos 4.309 metros de Interlagos, quando escapou da pista. Conseguiu voltar, mas atrás de Wellington Cirino, que havia aberto a volta final em terceiro. Cirino venceu, tendo Alamini em segundo e Giaffone em terceiro. Beto Monteiro somou um importante quarto lugar, que lhe permitiu desempatar a briga pela liderança do campeonato por apenas dois pontos sobre o paranaense da Mercedes.

Agora, Monteiro soma 103 pontos contra 101 de Cirino, e Felipe Giaffone subiu ao terceiro lugar com 89 pontos. Debora Rodrigues, apostando na regularidade, é a quarta na pontuação com 74, e Paulo Salustiano, que era o terceiro e só marcou sete pontos em Interlagos, caiu para o quinto lugar com 72.

A próxima etapa – a quarta da temporada – acontece no dia 5 de junho em Goiânia (GO).

“Foi difícil, com duas classificações, mas na primeira corrida depois de três ou quatro voltas a pista estava muito suja, mas o caminhão teve ótimo desempenho e estes bons resultados foram importantes. Agora é manter esse ritmo para lutar pelo campeonato”, disse Beto Monteiro.

Resultado extra-oficial da Corrida 1 (Top-10)
1. Beto Monteiro (Volkswagen)
2. Felipe Giaffone (Iveco)
3. Roberval Andrade (Mercedes)
4. Wellington Cirino (Mercedes)
5. Jaidson Zini (Mercedes)
6. Debora Rodrigues (Volkswagen)
7. Danilo Alamini (Volkswagen)
8. José Augusto Dias (Volkswagen)
9. Felipe Tozzo (Iveco)
10. Daniel Kelemen (Mercedes)

Resultado extra-oficial da Corrida 2 (Top-10)
1. Wellington Cirino (Mercedes)
2. Danilo Alamini (Volkswagen)
3. Felipe Giaffone (Iveco)
4. Beto Monteiro (Volkswagen)
5. Luiz Lopes (Mercedes)
6. Felipe Tozzo (Iveco)
7. Raphael Abbate (Iveco)
8. Debora Rodrigues (Volkswagen)
9. Fábio Fogaça (Mercedes)
10. José  Augusto Dias (Volkswagen)

Classificação extra-oficial do campeonato (Top-10):
1. Beto Monteiro, 103 pontos
2. Wellington Cirino, 101
3. Felipe Giaffone, 89
4. Debora Rodrigues, 74
5. Paulo Salustiano, 72
6. Roberval Andrade, 56
7. Luiz Lopes, 53
8. Adalberto Jardim, 49
9. Regis Boessio, 46
10. Jaidson Zini, 42

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de 68 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências  nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos  mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge.  A FREMAX, desde 2004,  também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car,  assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.


Texto: Cleber Bernuci/P1 Media Relations/Divulgação

Fotos: Rafa Catelan/P1 Media Relations/Divulgação

Copyright© 2007-2022 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização

Tags: