ITAIPU
SODINE
ASSA

Novo Volkswagen Tiguan é lançado em Fortaleza

A Concessionária Meira Lins de Fortaleza promoveu, na noite desta quarta-feira (09) o Lançamento do novo Volkswagen Tiguan Allspace R-Line para o mercado cearense.

Produzido no México, o Novo Tiguan Allspace R-Line tem preço sugerido de R$ 278.990,00 chega com um visual mais esportivo.

Em 15 anos de história no País, o Tiguan ficou marcado na memória dos brasileiros como uma excelente opção para viagens em família e para os amantes de um SUV com conforto e boa dirigibilidade. E os números não mentem: são mais de 60 mil unidades vendidas até hoje.

Em 2023, a jornada de sucesso é retomada com mudanças importantes. Do lado de fora, a dianteira recebe linhas mais esportivas, com as tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado. Os novos faróis IQ.Light Matrix estão interligados pela assinatura noturna em LED que se estende por toda grade exclusiva cromada com emblema da linha “R”.

Na traseira, a parte inferior do para-choque traz novas ponteiras de escape, os detalhes em preto brilhante seguindo a linha da dianteira, e as novas lanternas em LED com assinatura exclusiva. As inéditas rodas, com detalhe diamantado de 19”, estão calçadas em pneus de medida 235/50.

De série, o carro já conta com itens que são conhecidos de toda a linha Volkswagen: controles de tração e estabilidade (ASR e ESC), seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), frenagem automática pós-colisão, frenagem de manobra, assistente de partida em rampa (Hill Hold), controle de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico de diferencial (XDS+).

Mas a grande novidade é o Travel Assist. Trata-se do primeiro sistema semiautônomo (nível 2) a ser instalado no Tiguan Allspace. A função é uma combinação dos sistema de Lane Assist e o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop&Go (ACC), sendo capaz de assumir os controles longitudinal e lateral do carro. Na rodagem em estrada, por exemplo, o sistema mantém o veículo centralizado na faixa, oferecendo mais conforto para quem está atrás do volante.

Ainda na lista de segurança ativa, o SUVW está equipado com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres (AEB), alerta de ponto cego (Blind Spot Monitoring) e assistente de trafego cruzado – em manobras, os sensores do carro detectam outros veículos cruzando a traseira e emitem alertas ao condutor.

Para facilitar as manobras em shoppings ou na garagem de casa, o Tiguan ainda conta com sistema Park Assist para vagas perpendiculares e paralelas. Basta selecionar a vaga na central multimídia que o sistema atuará auxiliando a manobra do veículo.

A união da robustez estrutural e dinâmica da plataforma MQB com o pacote de sistemas de segurança ativo e passivo faz do Novo Tiguan Allspace o modelo mais seguro da categoria.

O Tiguan Allspace recebe o já conhecido motor EA888, na configuração 2.0l, de 186 cv e 30 kgfm de torque. Os quatro cilindros estão acoplados a uma transmissão automática de oito velocidades.

Além da entrega rápida de potência, a nova configuração permitiu uma eficiência maior, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes, sem perder as qualidades de dirigibilidade e dinâmica referências no segmento.

Os itens de conforto, tecnologia e segurança tomam conta da cabine. Os bancos em couro são perfurados, climatizados, elétricos e com memória para o motorista. E ainda recebem o emblema “R” no encosto. O novo volante capacitivo com botões touch, aquecimento e shift paddles tem alusão à versão R-Line na parte inferior. O acabamento em couro se estende para o painel e também para as quatro portas com porta-objetos revestidos de carpete, completando os materiais premium do habitáculo.

No painel, o Active InfoDisplay de 10,25” totalmente configurável é controlado pela central multimídia Discovery Media com tela de 8”, que oferece conectividade sem fio para smartphone (Apple CarPlay e Android Auto), navegação nativa, câmera de ré, controle de voz e ajustes do veículo, como o seletor de modo de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) ou da luz ambiente da cabine com 30 opções de cores.

O ar-condicionado Climatronic Touch é de três zonas com saídas de ar e configuração de temperatura para os ocupantes do banco traseiro. O porta-objetos no console central integra o carregador de celular por indução com os botões de ignição, freio de estacionamento eletrônico, Start&Stop, Auto Hold e os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Fotos: Robério Lessa