A Fórmula Truck chega à penúltima etapa da temporada de 2008, com a nona deste ano, marcada para o próximo dia 9 de novem br o no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, RS. O tradicional circuito de Tarumã recebe a F-Truck pela 12ª vez, sendo que em 11 delas a prova foi a penúltima etapa da temporada, o que lhe dá um status maior do que as etapas normais corridas durante o ano pelo clima acirrado de disputa pelo título. Em apenas uma oportunidade, o título foi decidido antecipadamente no circuito gaúcho, justamente com o piloto da casa, Jorge Fleck que se tornou bicampeão em 2000, com o modelo FM12 da Volvo, o modelo bicudo que se aposentou da categoria neste ano.
O campeonato deste ano segue como um dos mais disputados da categoria. Depois da vitória do piloto catarinense Luiz Carlos Zappeline (Volvo) na última etapa em Curitiba, PR , que que brou a seqüência espetacular de três vitórias consecutivas do paranaense e líder do campeonato Wellington Cirino (Mercedes-Benz), a competição volta a mostrar uma tabela com fortes pretendentes ao título. Os cinco primeiros da tabela são: o paranaense Wellington Cirino que lidera com 127 pontos, seu companheiro de equipe, o brasiliense Geraldo Piquet com 124, os dois da equipe ABF Mercedes-Benz, seguidos pelos paulistas Roberval Andrade (Scania) da Roberval Motorsport com 103 pontos e Felipe Giaffone e Valmir Benavides da RM Competições Volkswagen, respectivamente com 100 e 95 pontos.
O circuito de Tarumã é considerado o mais seletivo das pistas brasileiras, mas nem por isso é mais fácil definir os candidatos à vitória no próximo domingo em Tarumã. Um ano em que cinco pilotos já lideraram o campeonato, os prognósticos ficam ainda mais difíceis de serem feitos para a prova de domingo. Principalmente porque neste ano as seis marcas estão bastante competitivas, destacando-se a Volvo e Iveco que apresentaram significativos avanços nesta temporada. No entanto o histórico do circuito gaúcho destaca o talento reconhecido de alguns pilotos da categoria. No inicio da F-Truck , os irmãos Drugovich, Sérgio e Oswaldo se revezaram nos três primeiros anos com Jorge Fleck vencendo em 1999 e 2000, anos em que foi bi-campeão da categoria. A partir do início do novo milênio, aparecem Wellington Cirino, com três vitórias (2001, 2002 e 2003) Djalma Fogaça (Ford) em duas oportunidades (2004 e 2006), Roberval Andrade em 2005 e o paranaense Leandro Totti (Ford) no ano passado.
Há quem aposte que os F-Truck de motores mais potentes como o Scania de Roberval Andrade e Beto Monteiro os Mercedes-Benz de Wellington Cirino e Geraldo Piquet, possam ser favorecidos no circuito de alta de Tarumã, mas os últimos quatro anos desfazem essa teoria. Fora 2005 com a vitória do Scania de Roberval Andrade, os Ford das equipes DF Motorsport e da Londrina Truck Racing receberam a bandeirada de chegada em 2004 e 2006 com Djalma Fogaça e 2007 com Leandro Totti. “Nós estamos muito esperançosos para Tarumã. Os caminhões Ford tiveram uma evolução grande no motor eletrônico neste ano. Vencemos três provas nos últimos quatro anos em Tarumã e o recorde (extra-oficial) da pista é do Beto (Monteiro) quando corria de Ford (1min20s536 em 2007)”, lem br a Djalma Fogaça.
Aliás, é o próprio pernambucano Beto Monteiro que também é considerado um dos favoritos por estar com um dos caminhões mais bem acertados dessa temporada, o Scania da Roberval Motorsport. Monteiro hoje é companheiro de equipe de Roberval Andrade, que ocupa a terceira posição no campeonato. “Esperamos um bom resultado em Tarumã, onde sempre andamos bem. Os caminhões estão bons, fizemos do br adinha no grid de largada em Curitiba (última etapa) e não tivemos sorte na corrida”, lem br a Roberval Andrade que sofreram que br as em Curitiba.
Para a dupla que lidera o campeonato, Wellington Cirino em primeiro e Geraldo Piquet em segundo, o negócio é chegar na frente dos que ainda podem disputar o título. “Temos que procurar ficar na frente dos concorrentes ao título e deixarmos a disputa entre os Mercedes (Benz)”, diz Geraldo Piquet, que assim como Cirino também quer ver a disputa entre os caminhões pretos brilhando no circuito de Brasília – “Particularmente vou atrás da minha quarta vitória em Tarumã. Gosto das curvas de alta e me dou bem no circuito. Mas torço para que a disputa do título fique entre eu e o Geraldo”, diz otimista o atual líder e único piloto a ter três títulos na F-Truck , Wellington Cirino.