Acompanhe agora no Carros e Corridas mais uma coluna Velocidade Cearense do jornalista Robério Lessa.
O ano de 2012 termina e, infelizmente com uma triste notícia para o Automobilismo Cearense, a perda do Paulo Morais. Ele que estreou no automobilismo em 1972, ano em que nasci e que parte deixando uma grande lacuna nos corações e na memória daqueles que dividiram curvas e o viram correr no nosso Autódromo Virgílio Távora.
O ocaso de 2012 carrega consigo alguns momentos que merecem ser lembrados para nunca serem repetidos.
O primeiro dele foi o péssimo grid da Superturismo que encerrou a temporada, conjunta com os carros da Spirit e CTM, colocando apenas quatro carros na pista. A segunda foi a lamentável atitude da maioria dos pilotos em boicotar as Três Horas do Ceará.
Falo em boicote sem a menor cerimônia! A palavra é dura, mas, é a única a explicar o motivo pelo qual vários pilotos, das diversas categorias, terem desistido de participar da prova de encerramento da temporada por conta da inscrição de R$400,00 por carro podendo correr até três pilotos por carro.
Durante as seis etapas do Racing Day, unificando as categorias motovelocidade, marcas e protótipo (CTM, Spirit e Superturismo) o valor da inscrição foi de R$ 150,00, Para a corrida de longa duração esse valor cairia para R$ 133,33 (uma dízima periódica que é melhor arredondar para R$133,30).
Estive na reunião anterior às Três Horas do Ceará e mais de 21 carros de pilotos cearenses estavam pré-inscritos, não obstante, na hora da largada 11 carros compunham o pífio grid de uma prova diferente.
Sem a presença de muitos, ganhou a união de velhos amigos que se reencontraram em trios como Hiderlandson Peixoto, Tarquílio Pimentel, e Hibernon Cysne que andaram no Spirit 17. Os dois primeiros há muito não pilotavam a exemplo de Sérgio Saboia e Ignácio Barreira que se juntaram a Pedrinho Virgínio e terminaram a prova em segundo lugar. O resultado para Sérgio foi ainda maior, já que decidira por voltar às competições e vai correr de Spirit ao lado do filho Serginho, em 2013.
E sobre 2013 que me debruço agora com uma gama de informações e uma sensação que este ano será um bom ano para o automobilismo alencarino. Digo isso com base na movimentação dos últimos 15 dias.
Na Superturismo, após reunião com pilotos veteranos, ficou decidido que em 2013 eles formarão grid separado dos CTM e Spirit e haverá as categorias “A” e Light. Para renovar os carros ST desgastados pela inatividade, e com anuência da Federação Cearense de Automobilismo (FCA), atendendo às exigentes normas de segurança nas pistas impostas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Todos os carros vão passar por uma revisão completa da parte estrutural na qual o chassi vai ser revisado, recebendo revestimento anticorrosivo e nova pintura com tinta de alta densidade.
O primeiro carro revisado dos 21 já confirmados na disputa foi entregue neste sábado (29) pelo presidente Associação de Pilotos de Turismo (APT), entidade que organiza a categoria Superturismo. Maurílio Reis espera entregar outros quatro até o próximo sábado (05).
Como a Superturismo não vai mais correr na categoria Protótipo, os dirigentes desta categoria decidiram em uma rápida reação para não esvaziar o grid em 2013, pela compra de cinco carros CTM que serão destinados, prioritariamente, a pilotos novatos, em regime de aluguel, já que são de propriedade do CEM (Clube de Esporte Motor), entidade que organiza a disputa.
Os CTM também receberão revisão semelhante aos ST com nova motorização, igual aos do Spirit (motor AP 800) com o mesmo cabeçote, respeitando as mesmas regulagens da injeção eletrônica, relação de marcha e peso. Com isso se espera uma maior disputa pelas posições.
Assim, com os 12 carros Spirit já confirmados, mais os cinco CTM que foram adquiridos, o grid mínimo da protótipo é de 17 carros, isso sem contar com alguns pilotos que participaram da disputa de 2011 e 2012 com o CTM e ainda não deram a palavra final quanto a participação, como Julyano Silveira, Lulinha Silveira, Zenaldo Queiroz, Rudinei Sabino, e Márcio Rolim.
Grande sensação da temporada de 2012, e a categoria que mais colocou carros no grid este ano, o Cearense de Marcas já tem confirmado nada menos que 25 pilotos para o início do ano vindouro.
Além da disputa no certame cearense, os pilotos de marcas estão tentando se juntar com os de Pernambuco para o fortalecimento do Campeonato Norte/Nordeste de Marcas, que pode ter oito etapas, no lugar das quatro. Seriam quatro datas com rodada dupla, sendo duas em Caruaru e duas no Eusébio.
Palco das disputas no Ceará, o Autódromo Virgílio Távora, na cidade do Eusébio, vai receber nova reforma. Segundo uma fonte, a reforma deste ano pode por fim a um hiato de cinco anos sem receber prova do calendário nacional. Esse hiato seria encerrado em 2014, já que em 2013 as competições nacionais, em sua maioria, já divulgaram seus calendários e o Ceará não está incluído.
A reforma, além de concluir a torre da direção de prova e sala de imprensa, compreenderá ainda a construção de um anel externo, o que viabilizaria provas da Stock Car, Fórmula Truck e Gran Turismo, por exemplo, evitando assim a utilização do traçado pelo “miolo” interno com várias curvas.
Na foto do Google Earth acrescentei com uma linha vermelha o complemento da pista que deve ser construída para criar o anel externo. Além desse pequeno trecho, o traçado seria alargado e as áreas de escape seriam melhoradas.
E no Kart a volta da categoria dois tempos também promete animar as tardes de sábado no Kartódromo Júlio Ventura. Os barulhentos motores dão maior emoção ao Kart que, na tentativa de diminuir os custos optou pela fórmula dos motores quatro tempos, no entanto, a utilização de radiadores e a melhora dos motores e componentes fez com que os velhos 2T voltassem a despertar o interesse dos kartistas desta parte mais quente do Brasil.
Com tudo isso é possível sonhar que teremos muita movimentação em nossa pista.
Feliz 2013!
Até a próxima!
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Texto e Fotos: Robério Lessa/Com Imagem do Google Earth publicada pelo piloto Sérgio Saboia.