Em meio a muita diversão, os negócios tiveram lugar de destaque. A novidade desse ano foi a 1ª Feira de Negócios – um evento dentro do evento com foco em motopeças – destinado a convidados VIP´s para fomentar o B2B. De um lado, expositores (fabricantes, importadores, distribuidores de motopeças e acessórios) e de outro, importantes clientes (melhores atacadistas, distribuidores, grandes lojistas e representantes de vendas). “Unimos quem quer vender com quem quer comprar. E o resultado foi muito bom”, conta Gustavo Lorenzo, da organização do Salão Moto Brasil, já fixado no calendário do motociclista brasileiro.
As empresas que participaram foram Awa Motos, Cinborg Pneus, Dagostin fabricação de peças para motocicletas, Dem Tec, Fábrica Nacional de Amortecedores, Filtran – Filtro Andorinha, Firebreq, Fischer pastilhas e freios especiais, G & B Autopeças, Givi do Brasil, GVS Sport Nordeste, Indústria de Acumuladores e Componentes Motocíclisticos Erbs, Indústria de baterias Raiom, Laquila peças, Nacional motopecas Pioneira, Plasmoto, Pro Tork, Provision, Sportive, Valplas, Vazlog, Vedox, Veran, Viper, Vulcan.Bor e WLS pneumáticos & moto-partes.
Com acesso ao público em geral, que encheu os olhos com as motos, os estandes de grandes marcas como BMW (Autokraft), BRP (Quadricenter), Moto Rio DAFRA KTM, Rio Harley-Davidson, Honda, Indian Motorcycle Rio, Kawasaki (Moto Flecha), Ego Motos Suzuki, Rio Triumph e Yamaha (Trinca Motos) venderam juntas quase 40 motos novas e usadas durante o evento.
Considerando a Feira de Negócios, as vendas de motos e as empresas que comercializaram roupas, acessórios e outros produtos relacionados a duas rodas, como Pirelli e Porto Seguro, houve um número expressivo em vendas. “Os dados parciais já são significativos, mas não param por aí; muitos negócios são iniciados no salão e terminam fora dele”, diz Lorenzo. “O importante é que iremos conseguir movimentar o mercado de motos por pelo menos 3 meses e isso é essencial para o setor”. Mercado e suas vertentes existem: somente o Rio de Janeiro tem uma frota circulante com mais de 900.000 motocicletas, de acordo com o Detran/RJ.
Grupos de amigos e muitas famílias passearam pelos corredores do pavilhão e tiveram muito o que curtir. As atrações – pensadas para agradar toda família – foram concorridas.
Uma “galeria” de arte com curadoria de Lord, agrupou respeitados nomes da customização de motocicletas no Brasil. O Bike & Art Show foi passagem quase obrigatória. Nele estavam expostos pinturas, esculturas, tanques e capacetes customizados, peças artesanais e gravação em metais. Motos do Tarso Marques, referência em customização, ganharam lugar especial e atraíram inúmeros olhares. As 10 fotos expostas, resultado de um concurso popular realizado na fanpage do Bike & Art Show, eram de: 1° e 2° lugar de Cellington Pinto; 3°, de Tábata Taninja; 4° lugar de Susana Marques; 5° de Claudio Rosanes; 6° de Eliana Malizia, seguidos por Arlene Melo, Cláudio Rosanes, Victor Daniel e Tábata Taninja.
Nessa mesma “galeria” aconteceu dois concursos: um com voto popular, que escolheu entre as 12 motos customizadas participantes a do carioca Mauricio Fazzi, da Fazzi Custom, como a favorita. Já entre o júri técnico, houve empate entre as motos de Célio Dobrucki, de Curitiba, e Eric Nobre, da Redlad Garage, do Rio de Janeiro, no primeiro lugar.
O Museu Moto Brasil com cerca de 200m² encheu de curiosidade adultos e crianças. Com o tema “Um sonho em duas rodas”, uma linha do tempo detalhada com a evolução das motos dos séculos XIX, XX e XXI e 13 relíquias expostas, foi possível vivenciar um pouco da história. Os destaques ficaram por conta de uma réplica do modelo criado por Pierre e Ernest Michaux em 1861, na França: o velocípede, uma bicicleta com pedais adaptados à roda dianteira. E também uma Triumph, 1915.
O Clubinho Honda mais uma vez foi o ponto de encontro das crianças de 3 a 7 anos. Em um cenário de minicidade com prédios, casas, pista, farol e minimoto, centenas de crianças aprenderam brincando noções de educação no trânsito.
A Equipe 360° do Globo da Morte e as manobras radicais da Pro Tork Alto Giro e GTM Show (Grupamento Tático de Motociclistas da PMERJ) impressionaram.
O rock and roll ao vivo embalou os presentes todos os dias no Bikers Bar, um lounge com palco e bar temático.
Os motoclubes sempre marcando presença. Foram mais de 450 de todo Brasil que se cadastraram.
Um dos momentos mais esperados foi a chegada no estacionamento dos comboios do HOG, da Harley-Davidson, e o da Indian.
As musas que trabalharam nos estandes não foram esquecidas e Wisnance Reis, de 28 anos, ganhou o concurso Gata do Salão, pela segunda vez consecutiva.
Na parte externa, o espaço destinado para os serviços foi visitado por quem, durante o evento, queria lubrificar a corrente da moto na Petrobrás, trocar pneus na Pirelli ou lavar a moto, fazer blindagem de pneus (vacina), cristalização de pintura, limpeza de cromados, polimento, enceramento, restauração de plásticos e vitrificação na Dry Cleaning.
Também teve lugar para conhecimento. As palestras diárias ministradas por experts em trânsito e pilotagem tinham como objetivo reforçar e incentivar a propagação de informações para ajudar na formação de motociclistas conscientes, inclusive crianças. Gratuitas, dinâmicas e repletas de esclarecimentos, as palestras de Carlos Amaral, Detran-RJ, JOJAFER, Leandro Mello, Portal Big Trail, Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) e Valéria Solitária do Asfalto foram assistidas por centenas de pessoas.
No evento, empresas apresentaram sugestões de destinos, como a Di Roma que deu ênfase ao Tour Cuba; a BMW Experience, com diversas expedições nacionais e internacionais, Rider Day e Rider Weekend e a divulgação do Paraty Moto Festival. Falta de moto não é problema para quem quer ir viajar: a Rentals Motorio, também presente no Salão, aluga moto.
O Salão Moto Brasil, já está estabelecido no calendário anual do motociclismo nacional, é o maior evento de moto do Rio de Janeiro e um dos maiores do setor no Brasil. Com o intuito de gerar negócios, entretenimento, educação e turismo. O Salão Moto Brasil teve como principais apoiadores AMO-RJ (Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro), DETRAN RIO, FMCRJ (Federação de Motoclubes do Estado do Rio de Janeiro), Prefeitura do Rio de Janeiro, Rio Conventions & Visitors Bureau e RioTur. O patrocínio é da Assim Saúde, Petrobras e Porto Seguro.
Texto: VGCOM
Foto: Eduardo Azeredo – Divulgação