O Autódromo Internacional Virgílio Távora, localizado na cidade do Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza), inaugurado no dia 12 de janeiro de 1969, palco de inúmeras disputas do Campeonato Cearense de Automobilismo, não vai sediar a abertura da temporada 2020.
O motivo, segundo informações da Federação Cearense de Automobilismo (FCA), é que a praça esportiva não fora liberada para a realização de competições pelas entidades estaduais e municipais em virtude da pandemia de COVID-19, assim, para não atrasar ainda mais a competição, foi decidido que a sede da primeira rodada dupla de 2020 será disputada no Autódromo da Paraibanos dias 12 e 13 de setembro.
A pista paraibana sediou, no dia dois de agosto a abertura da Copa Nordeste de Protótipo, Copa Nordeste de Marcas, Campeonato Paraibano e Campeonato Pernambucano de automobilismo.
A temporada 2020 da competição cearense terá seis etapas (três rodadas duplas) e dois descartes. A primeira e segunda etapas acontecem nos dias 12 e 13 de setembro e as quatro restantes serão disputadas nos dias 21 e 22 de novembro, possivelmente no Autódromo Virgílio Távora, a depender da liberação do mesmo.
O pernambucano Tarcires Soares (Boteco Praia), campeão nordestino de 2019 de Marcas-B, que conquistou dois segundos lugares é um dos pilotos que já confirmou participação na abertura do Cearense de Automobilismo. Para ele, quem correu no início do mês em solo paraibano terá uma pequena vantagem no que diz respeito ao acerto do carro, caso o traçado não mude.
“A gente que andou no começo do mês pode até ter uma pequena vantagem para colocar o carro na pista logo no primeiro treino usando o acerto da etapa passada, mas isso não significa que é um fato determinante para andar à frente de todo mundo. Vou me empenhar nos treinos físicos que antecedem a etapa e procurar dar o máximo para começar a temporada cearense da melhor maneira”, disse Tarcires, que disputa as competições na categoria Marcas B.
Quem também divide a mesma opinião é o cearense Mauro Reis (MReis Logística) que compete no Cearense de Protótipo com o Superturismo número 100 e que ocupa a quinta colocação do Campeonato Nordestino de Superturismo.
Abrir o cearense de Automobilismo na Paraíba vai sim dar uma pequena vantagem para quem andou na pista a menos de um mês. Sei que poderia ter tido um melhor rendimento e essa experiência do fim de semana do início de agosto vai nos permitir a focar no que deu certo e não repetir o que deu errado, tendo mais tempo para buscar algo novo. Vamos chegar cedo ao autódromo fazer um bom trabalho de box para, na hora certa, andar forte”, afirmou Mauro Reis.
Texto: Robério Lessa
Fotos: Robério Lessa, Danúsio Jr e Roan Trajano
Copyright© 2007-2020 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização