Permanecer como a melhor equipe da Fórmula Um, após duas temporadas de sucesso é algo desafiador para qualquer escuderia em qualquer categoria, e este é o desafio colocado à Mercedes F1 para a temporada de 2016.
Neste domingo (21), o time germânico mostrou as primeiras imagens do modelo F1 W07, com o qual a dupla Lewis Hamilton e Nico Rosberg vai buscar manter-se no topo da categoria.
Nesta segunda (22), o bólido vai ganhar a pista do circuito de Montmeló, em Barcelona, na região da Catalunha (Espanha) e, apesar das equipes não revelarem como seus carros estão configurados (quantidade de combustível, por exemplo), é esperado que os “Flecha de Prata” sejam os mais rápidos nos primeiros quatro dias de programação em terras hispânicas.
Para Paddy Lowe, Diretor Executivo da Mercedes, os testes vão ser fundamentais para experimentar as mudanças que foram realizadas na fábrica da escuderia. Ele revelou que os engenheiros buscaram tirar grandes lições a partir do que se comportou bem e do que não funcionou em 2015 e que espera evolução para a temporada de 2016.
“Depois de uma temporada de grande sucesso todo, em 2015, a nossa prioridade tem sido a de identificar as áreas em que eram mais fracos e para tentar melhorar essas. Nosso objetivo é a excelência em todas as áreas e, embora tivemos alguns resultados fantásticos no ano passado, há muitas áreas em que ainda pode haver evolução. Esse é o tipo de cultura que tentamos incutir em toda a organização, e constantemente nos esforçamos para chegar a algo melhor. Como o regulamento não mudou muito de 2015 para 2016, é difícil ter uma revolução completa quando as regras permanecem praticamente a mesmo de ano para ano. Mas nosso objetivo é fazer revoluções menores sempre que possível. Podemos olhar para um conceito completamente novo solução da suspensão, por exemplo. Assim, enquanto o carro pode parecer muito semelhante ao seu antecessor do lado de fora – como é inerente dentro dos regulamentos estáveis - por baixo, há um monte de mini revoluções que compõem uma evolução global para a nova temporada. É muito difícil encontrar o desempenho sob um conjunto estável de regras e estamos muito satisfeitos com a forma como o carro acabou em 2015, quando tivemos a mesma situação. A equipe fez um trabalho fantástico, o de cavar muito fundo para encontrar todos os tipos de inovações em áreas que poderiam ter sido considerados estática. É muito mais fácil encontrar o desempenho quando você tem um novo conjunto de regras, que é de certeza. No lado mecânico, a principal mudança de regra é em torno da canalização separada do tubo de escape. Mas, na realidade, isso não teve um efeito importante. A maior mudança estrutural está no lado do chassi, onde temos levantado a área de proteção em torno do piloto, por 20 milímetros e aumentou a carga de teste de impacto lateral, o que vai dar uma proteção muito maior”, disse.
Fotos: Mercedes F1/Divulgação.
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