A montadora norte americana Ford, com o objetivo de reforçar sua marca nas competições automotivas, apresentou a F-150 Raptor. A nova picape vai compor a gama de veículos da marca em sua equipe oficial, ao lado dos modelos Mustang Shelby GT350R-C, no IMSA; Ford GT, no Mundial de Endurance; Focus, no Rallycross; Fiesta, no Mundial de Rally e Turismo; Fusion, Mustang, Série F, na Nascar e Mustang CobraJet, nas corridas de arrancada NHRA.
A F-150 Raptor 2017 vai correr na Best in the Desert, tradicional série off-road dos Estados Unidos. A picape vai disputar a nova categoria “stock”, para modelos de fábrica, nas seis etapas da temporada nos desertos do Arizona e Nevada. Como a Raptor original, ela é equipada com motor 3.5 EcoBoost de mais de 400 cv, transmissão de 10 marchas e controle de tração sob demanda.
Para melhorar a estabilidade nos terrenos acidentados, a F-150 Raptor é seis polegadas mais larga que a F-150 convencional A versão de competição tem ainda diferencial dianteiro Torsen, que aumenta a aderência para subida em obstáculos e rampas, saída dupla de escape e novas rodas de 17 polegadas da Ford Performance com travamento na borda dos pneus.
Outras modificações incluem amortecedores de competição Fox Racing Shox, molas dianteiras e traseiras mais altas, gaiola de proteção, bancos MasterCraft com cintos de segurança de cinco pontos, redes nas janelas, barras de LED, célula de combustível, GPS e painel digital de competição.
O sistema de gerenciamento de terreno da F-150 Raptor conta com uma tecnologia pioneira que permite a seleção de seis modos de tração: normal; “rua”, para maior desempenho no asfalto; chuva, neve ou gelo; lama e areia; “baja” para alta velocidade no deserto; e “pedra” para obstáculos em baixa velocidade. Com ele, o motorista pode ajustar rapidamente a picape para otimizar o desempenho em qualquer condição de pista.
Fotos: Ford/Divulgação.
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