Definidos os dois últimos finalistas da Seletiva de Kart Petrobras 2013. Em duas provas bastante movimentadas – realizadas junto com a Copa Vale, categoria local – e com 21 pilotos na briga, o Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), viu neste sábado (dia 19) o carioca Ollin Gali e o paulista Pietro Rimbano conquistarem as duas últimas vagas. Os dois estarão entre os 12 kartistas que lutarão pelo título de campeão da edição de 15 anos da Seletiva, além da maior premiação da modalidade no Brasil (123 mil reais para o vencedor), nos dias 29 e 30 deste mês no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).
Gali e Rimbano já davam sinais de que iriam buscar as vagas nos treinos livres de sexta (18), quando ficaram entre os mais rápidos. Rimbano ainda liderou o treino de aquecimento na manhã deste sábado, mas depois o domínio de Gali foi total. O piloto, que já disputou a final da Seletiva em outras duas oportunidades, largou na pole e venceu as duas baterias, sem enfrentar grandes dificuldades.
“Foi um dia muito bom. Venci as duas corridas com uma certa sobra e vim administrando. Será minha terceira final na Seletiva e vou tentar lutar por este título. Sou mais experiente que os demais e espero usar disso para chegar à conquista”, declarou Gali, de 17 anos, que somou 22 pontos na disputa deste sábado.
“No ano passado, conquistei meu tricampeonato brasileiro no Beto Carrero, correndo na Sudam, então é uma pista que me dá sorte”, completou o carioca.
Rimbano, que participará da final pela primeira vez, não teve vida fácil como Gali, principalmente na segunda prova, quando caiu para 11º lugar, mas conseguiu se recuperar e cruzou em terceiro. Largando em segundo e na parte de fora, na primeira bateria, o piloto também perdeu uma posição, mas conseguiu retomar o posto. “Foi bem complicado, principalmente a segunda bateria. Cai para 11º e vim passando até chegar em terceiro lugar. Estou bastante animado e feliz por estar entre os 12 melhores kartistas do ano”, destacou o paulista de 15 anos.
O piloto somou 17 pontos, apenas um a mais que o kartista paranaense Flavio Lisboa, que foi quarto na primeira bateria e segundo na última disputa. Outro destaque das provas foi o paulista Giuliano Raucci. Na primeira corrida, ele teve o motor trocado e perdeu duas posições no grid, largando em décimo. Conseguiu se recuperar e terminou em quinto. Na última bateria, o piloto teve azar novamente, quando seu motor apagou na volta de apresentação. Outra ótima prova de recuperação para chegar em quinto novamente. Ele ficou em quarto no geral, com 12 pontos. Binho Carcasci, organizador da Seletiva, ficou muito satisfeito com a definição das últimas vagas. “A etapa superou as nossas expectativas. Fomos muito bem recebidos pela organização do evento em nossa estreia em Penha e a estrutura do Kartódromo Beto Carrero é realmente fantástica. Tivemos 21 pilotos na disputa e o evento foi um grande sucesso”, avaliou.
Para Carcasci, a final deste ano promete um confronto de diferentes gerações. “Vamos viver uma final diferente das anteriores. Teremos os melhores pilotos da categoria Graduados e os melhores da Júnior, num confronto de gerações. Nos outros anos, já tivemos um confronto dos experientes contra os novatos, mas de forma diferente. Agora teremos os pilotos Tops em suas categorias. Os Graduados têm a vantagem da idade e da experiência, mas vai ser realmente uma decisão diferente”, completou.
Entre os 12 pilotos classificados para a final serão sete estados e o Distrito Federal representados, reforçando o objetivo da Seletiva de fortalecer o kartismo em todo o país. Os finalistas são: os paulistas Vitor Baptista, Vinícius Papareli e Pietro Rimbano, os gaúchos Bruno Bertoncello e Matheus Leist, os cariocas Renato Silveria Jr. e Ollin Gali, o mineiro Paulo Victor, o brasiliense Pedro Cardoso, o pernambucano Nano Monteiro, o goiano Joaquim Junqueira e o tocantinense Marcos Vieira.
Resultados em Penha (10 primeiros):
Classificação Final:
1 (4) Ollin Gali 22 pontos
2 (17) Pietro Rimbano 17
3 (79) Flavio Lisboa 16
4 (72) Gustavo Dall’Pizzol 12
5 (25) Giuliano Raucci 12
6 (47) Nathanael Bueno 8
7 (94) Gustavo v.Kiryla 6
8 (1) Henrique Basso 5
9 (170) Nicolas Gatto 4
10 (38) Wellington Larsen 3
2ª Bateria
1 (4) Ollin Gali 18 voltas em 16min06s665
2 (79) Flavio Lisboa a 03s474
3 (17) Pietro Rimbano a 04s860
4 (72) Gustavo Dall’Pizzol a 07s445
5 (25) Giuliano Raucci a 07s910
6 (1) Henrique Basso a 18s487
7 (94) Gustavo v.Kiryla a 19s307
8 (38) Wellington Larsen a 20s520
9 (7) Rafael Barranco a 20s697
10 (55) Sidney Martinelli Santana a 21s266
1ª Bateria
1 (4) Ollin Gali 15 voltas em 13min33s408
2 (17) Pietro Rimbano a 01s568
3 (47) Nathanael Bueno a 06s430
4 (79) Flavio Lisboa a 06s701
5 (25) Giuliano Raucci a 07s316
6 (72) Gustavo Dall’Pizzol a 08s598
7 (170) Nicolas Gatto a 10s560
8 (107) Ernani Rezende Kuhm a 15s855
9 (94) Gustavo v.Kiryla a 19s535
10 (66) Gabriel Sievert de Oliveira a 20s094
Tomada de Tempos
1 (4) Ollin Gali 50s334
2 (17) Pietro Rimbano 50s516
3 (79) Flavio Lisboa 50s797
4 (38) Wellington Larsen 50s817
5 (47) Nathanael Bueno 50s822
6 (7) Rafael Barranco 50s860
7 (55) Sidney Martinelli Santana 50s879
8 (25) Giuliano Raucci 50s892 *
9 (72) Gustavo Dall Pizzol 51s062
10 (286) João Antonio Badin 51s136
*Piloto trocou o motor e acabou perdendo duas posições no grid
Fotos: Mario Ferreira