Depois de uma curta primeira temporada de sucesso de apenas quatro meses em 2007, o Brasil GT3 Championship se encaminha para sua segunda edição firmando-se como uma das principais categorias do automobilismo nacional. Com o encerramento do prazo de inscrições na sexta-feira passada, já é possível elencar os supercarros que competirão nas pistas brasileiras, sempre conduzidos por pilotos de renome. Nesta terça-feira, a SRO Latin America ― responsável pela organização do evento ― liberou a lista de inscritos. Nela, além da qualidade inquestionável dos carros, também deve atrair a atenção do público a presença de alguns ídolos. O grande nome é o tricampeão Nelson Piquet, que estreará na categoria a bordo do belíssimo e inédito (no Brasil) Ford GT – um supercarro inspirado no GT40, um dos modelos mais marcantes da história do automobilismo, utilizado pela Ford na década de 1960 para aniquilar a hegemonia da Ferrari. Além de Piquet, a categoria também contará com o ex-Fórmula 1 Roberto Moreno – que já competia na GT3 desde 2007, justamente com um Ferrari F430 – e hoje anunciou mais um piloto que representou o Brasil na categoria máxima: o paulista Ricardo Rosset, que também vai pilotar um Ford GT. Rosset foi inscrito em 33 GPs de F-1, pelas equipes Footwork (1996), Lola (1997) e Tyrrell (1998).
Uma outra novidade que mostra a força da nova categoria de superbólidos é a presença de uma equipe baseada em Portugal. A Simonelson Motorsport disputará todo o torneio e trará dois exemplares de um modelo inédito para o torneio: o Aston Martin DB9SR. Um deles será conduzido pela dupla lusitana José Nelson Graça e Mário Silva. Como o regulamento brasileiro é exatamente o mesmo do utilizado no Campeonato Europeu, torna-se viável o intercambio de pilotos, equipes e até carros entre os vários torneios de GT3 disputados em vários países do mundo.
A SRO contabilizou um grid de, no mínimo, 23 carros para a temporada 2008. Dois deles, no entanto, estrearão apenas na segunda rodada dupla. A primeira prova do ano está marcada para o dia 20 de abril, em Curitiba. Como o regulamento limita em apenas seis unidades a quantidade máxima por modelo, os próximos pretendentes a participar da categoria deverão escolher entre as marcas que ainda não atingiram esse número. Ferrari F430 e Dodge Viper já estão com suas cotas preenchidas. Embora também inédito na GT3 brasileira, o Ford GT3 está próximo de esgotar possibilidades de escolha, pois já conta com cinco exemplares inscritos para 2008 – portanto, só resta uma vaga para o supercarro norte-americano.