A Fórmula Três Brasil realizou na manhã deste domingo (5), em corrida única, a segunda etapa da temporada 2016. A prova foi vencida pelo pole-position Matheus Iorio, da Cesário F3, e o paulistano de 18 anos assumiu a vice-liderança do campeonato, ajudado em parte pelo abandono de Carlos Cunha, seu companheiro de equipe e que havia chegado a Santa Cruz do Sul na liderança da tabela.
Na largada, Cunha partiu do segundo posto e conseguiu uma boa saída, mas não conseguiu se manter firme na primeira curva, acabou escapando da pista e permitindo a Iorio a retomada da liderança. A prova foi bastante movimentada e com várias disputas por posição
A corrida teve duas entradas do safety car: a primeira depois da batida de Guilherme Samaia, que ocupava a segunda posição. Seu acidente foi causado pelo travamento do acelerador, de acordo com Matheus Iorio. Depois, Cunha acabou se enroscando na primeira curva com o companheiro Christian Hahn, pondo fim à sua participação na etapa.
Para Iorio, a tarefa era se manter à frente. “Tomei um susto na largada com o Cunha passando do meu lado igual um foguete depois de perder o ponto da freada, mas depois as duas intervenções do safety car foram minhas maiores preocupações na corrida porque eu tinha que fazer uma boa relargada e evitar, assim, que o pessoal de trás pegasse meu vácuo e tentasse uma ultrapassagem na reta. Fizemos isso com muito êxito, graças a Deus, com pole, vitória e melhor volta. E a liderança do campeonato vem como um brinde por todo o trabalho da equipe. Agora vamos para três corridas em Cascavel”, afirmou.
Pedro Cardoso vem mantendo o bom desempenho apresentado no Velopark e terminou a prova na segunda colocação. “O segundo lugar foi muito bom. O campeonato é longo, então o que importa é acumular pontos. Estamos melhorando bastante o carro, e já estamos bem mais próximos dos pilotos da Cesário, e acho que é isso o mais importante. A próxima etapa é em Cascavel, que é praticamente a casa da Hitech, e lá temos um carro bem rápido. Para as próximas etapas a gente vá conseguir brigar também pela vitória e não só pelo pódio”, disse o brasiliense.
Cardoso foi acompanhado no pódio pelo companheiro de equipe Thiago Vivacqua, que largou da última posição e conquista, assim, seu primeiro top-3 na categoria. “A corrida foi bem movimentada, com o safety car entrando duas vezes, o que tornava mais difícil o trabalho de manter a boa temperatura dos pneus, então durante a prova foi difícil de ultrapassar e a melhor oportunidade era sempre no final da reta. Tive que me manter firme para terminar em terceiro e administrar a distância para quem vinha atrás de mim”, disse o carioca.
Originalmente programada a realização de duas provas, a Fórmula 3 não teve a corrida da manhã disputada em virtude da espessa neblina que tomou conta do Autódromo de Santa Cruz do Sul. Para não prejudicar o andamento da programação do domingo – que também inclui a Copa Petrobras de Marcas e a Stock Car – a próxima etapa da categoria mais rápida do continente será composta por três corridas em Cascavel (PR) no dia 17 de julho: a primeira prova terá o grid formado pelo resultado da prova de Santa Cruz com a inversão dos seis primeiros colocados. Na classe Light a vitória ficou com Pedro Caland, da Hitech.
Texto: Divulgação
Foto: Fábio Davini/VICAR
2007 – 2016 carrosecorridas.com.br – Todos os direitos reservados – Proibida a reprodução sem autorização