A penúltima etapa da temporada 2023 da Stock Car (Stock Car Pro Series), disputada neste domingo (26), no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Paraná, teve a vitória inédita de Felipe Massa e mudanças na classificação-geral da competição.
A liderança permanece com o paranaense Gabriel Casagrande, que soma 286 pontos. Daniel Serra assumiu a segunda posição com 271 pontos, 15 a menos que o líder e 18 a mais que o terceiro colocado, Felipe Fraga com 253 pontos. Em quarto aparece Thiago Camilo, com 250 pontos; Rafael Suzuki, o quinto com 243 pontos; Rubens Barrichello, o sexto com 241 pontos; Ricardo Zonta, o sétimo com 237 pontos; em oitavo, Ricardo Maurício, com 208 pontos; em nono, Felipe Baptista, também com 208 pontos e Guilherme Salas, fechando os 10 mais bem colocados com 207 pontos.
Com o resultado de hoje, a prova decisiva, que será disputada dia 17 de dezembro, em Interlagos, ganha um contorno ainda maior de dramaticidade, já que a vitória terá maior importância para aquele que almeja ficar com o título de campeão.
A prova foi bastante movimentada, tanto na primeira quanto na segunda corrida do dia, deixando pilotos como Rubens Barrichello, Thiago Camilo, Felipe Fraga e Gabriel Casagrande frustrados com o desempenho na pista paranaense.
O que não faltou em Cascavel foi emoção. Bruno Baptista e Felipe Massa foram os vencedores das duas corridas deste domingo (26), a penúltima etapa da temporada 2023.
O dia começou com a primeira corrida ainda com o asfalto molhado e a largada em regime de safety car. Na segunda prova a pista já estava seca e a largada foi do modo tradicional, com duas filas paralelas. A primeira prova teve Baptista como vencedor e a segunda prova coroou Felipe Massa com a sua primeira vitória na categoria.
Em uma pista rápida como Cascavel, com apenas oito curvas e mais de 170 km/h de média por volta, o desafio para o sistema de freios dos carros da Stock Car (Fras-le/Fremax), a exigência com os freios, bem como as temperaturas do final de semana não foram das mais altas. De acordo com os departamentos de engenharia das duas fornecedoras oficiais, o circuito do oeste paranaense é o menos exigente com os freios da categoria.
Com a pole position para a primeira corrida, Baptista liderou o pelotão quando o safety car deixou a pista e tinha Daniel Serra em seu encalço. Serra fez a sua parada logo na abertura da janela de pit stop na nona volta e trocou apenas o pneu traseiro esquerdo.
Baptista parou na volta seguinte, com a mesma estratégia de trocar apenas o pneu traseiro esquerdo. No retorno à pista, Bruno estava a 0.022 atrás de Serra. Os dois passaram a trocar as posições na disputa com os botões de ultrapassagens, com manobras espetaculares por fora na primeira curva do veloz circuito, até Baptista defender bem sua posição durante um acionamento de Serra e na volta seguinte a diferença entre eles já era maior do que um segundo de vantagem para Baptista. O piloto da RCM segurou bem os ataques para receber a bandeira quadriculada com vantagem de 0.370 sobre Serra. O terceiro lugar ficou com Guilherme Salas.
Para a segunda corrida, com a inversão dos 10 primeiros colocados do grid, quem largou da primeira fila foram os pilotos Lucas Foresti e Felipe Massa. Com a pista seca, a largada foi feita da forma tradicional. Massa logo colocou-se no encalço de Foresti e concluiu a ultrapassagem pouco antes dos pit stops.
Na abertura da janela de paradas obrigatórias da segunda corrida, Massa era o piloto que liderava o pelotão com vantagem de três segundos para Foresti, que parou na volta seguinte enquanto Massa se manteve na pista até a 11ª volta, abastecendo e trocando o pneu dianteiro direito, voltando à frente de Foresti.
A oito minutos do final, quatro pilotos estavam diretamente na briga pelo segundo lugar. Átila Abreu atacou Foresti para assumir a segunda posição, enquanto Ricardo Maurício e Ricardo Zonta esperavam uma brecha para tentar se beneficiar, trocando de posição entre si em grandes disputas. Faltando cinco minutos para o fim, Zonta ultrapassou Foresti e assumiu momentaneamente a terceira colocação.
Massa levou a bandeira quadriculada como vencedor pela primeira vez na categoria, com Átila Abreu em segundo e Ricardo Maurício superando Zonta na última volta para ficar com o terceiro lugar.
Para os líderes do campeonato, à exceção de Daniel Serra, um final de semana difícil. Gabriel Casagrande, maior pontuador da temporada, classificou-se apenas na 26ª posição no sábado chuvoso em Cascavel, e terminou as corridas em 18º e 17º, apenas. Então vice-líder, Felipe Fraga foi 16º e 25º, enquanto Thiago Camilo não passou de um 15º lugar na primeira prova e do abandono na segunda. Rubens Barrichello também não teve vida fácil: 17º na primeira prova e um abandono na segunda.
Daniel Serra, então quinto no campeonato, reassumiu a vice-liderança ao ser o maior pontuador do final de semana com um segundo e um sétimo lugar, agora apenas 15 pontos atrás de Casagrande, que tinha 31 de vantagem. O campeão de 2021 soma 286 pontos. Felipe Fraga é o terceiro colocado, Thiago Camilo o quarto e Rafael Suzuki completa o top-5.
Os 10 primeiros colocados de cada prova foram:
Primeira Corrida
1. Bruno Baptista, 27 voltas em 31:27.367
2. Daniel Serra, a 0.370
3. Guilherme Salas, a 7.726
4. Julio Campos, a 9.326
5. Felipe Baptista, a 11.341
6. Ricardo Zonta, a 11.582
7. Rafael Suzuki, a 11.977
8. Gaetano Di Mauro, a 12.795
9. Felipe Massa, a 13.422
10. Lucas Foresti, a 13.793
Segunda Corrida
1. Felipe Massa, 28 voltas em 31:15.173
2. Átila Abreu, a 5.663
3. Ricardo Maurício, a 6.717
4. Ricardo Zonta, a 7.332
5. Gaetano Di Mauro, a 8.208
6. Lucas Foresti, a 10.213
7. Daniel Serra, a 11.458
8. Enzo Elias, a 11.758
9. Julio Campos, a 13.177
10. Felipe Baptista, a 13.426
Confira a Classificação do campeonato (os 10 mais bem colocados)
1. Gabriel Casagrande, 286 pontos
2. Daniel Serra, 271 pontos
3. Felipe Fraga, 253 pontos
4. Thiago Camilo, 250 pontos
5. Rafael Suzuki, 243 pontos
6. Rubens Barrichello, 241 pontos
7. Ricardo Zonta, 237 pontos
8. Ricardo Maurício, 208 pontos
9. Felipe Baptista, 208 pontos
10. Guilherme Salas, 207 pontos
A Stock Car realiza, no dia 17 de dezembro, em Interlagos, a última etapa da temporada.
Texto: Com informações de Cleber Bernuci – P1 Media Relations
Foto: Luís França/P1 Media Relations e Rodrigo Guimarães
Copyright© 2007-2023 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização