Por Robério Lessa – A relação entre piloto e pista começa bem antes de ele sair de casa.
Quem conhece de perto esse universo do mundo sobre carros e corridas sabe que é o foco vai mudando quando se aproxima o dia de ir para a pista, seja para treinar ou para competir e com Ayrton Senna não poderia ser diferente.
Muitos que o acompanharam de perto viam nele algo a mais. Ele fazia o 110% e não se cansava disso. Como certa vez relatou Nuno Cobra, seu preparador físico, com quem manteve um trabalho que acabou sendo referência para a mudança de métodos aplicado à preparação física de atletas de ponta.
Assim, para Senna, como bem descreve o site senna.com, “ao vestir o macacão, Ayrton Senna e o carro se uniam numa perfeita simbiose, onde ele sentia cada vibração da pista e executava manobras inacreditáveis com precisão cirúrgica. O piloto encontrava nos delicados equilíbrios entre habilidade e fé os segredos para correr de forma imprevisível, deixando seus adversários perplexos”. (Trecho extraído do site www.senna.com)
O próprio Senna afirmava que “Não conheço outra maneira de guiar senão de maneira arrojada. Quando é hora de ultrapassar, eu ultrapasso. Cada piloto tem seu limite, o meu está um pouco além do dos outros.” (Ayrton Senna).
E foi dessa forma que ele buscou passar em toda sua carreira.
Em 1973 estreou no kart. Em 1981, disputou o Campeonato Europeu, pela equipe Van Diemen. Na Fórmula Ford 1600. Foi um grande ano em que travou duelos com os britânicos. Nesse campeonato, foi adversário do piloto Cearense Fernando Macêdo. Senna, que estava na melhor equipe, foi campeão.
Em 1982 competiu na Fórmula Ford 2000. Senna ficou conhecido por quebrar recordes nas disputas dos certames da Inglaterra e da Europa. Também foi campeão naquele ano.
Passo seguinte, em 1983 foi a Fórmula 3 Inglesa. Pilotando para a equipe West Surrey Racing. conquistou 12 vitórias, 14 pódios e teve seis abandonos em 20 corridas, além de um duelo fabuloso com o britânico Martin Brundle (foto).
A estreia na Fórmula 1 foi em 1984 pela modesta equipe Toleman. De 1985 a 1987 competiu pela Lotus, de 1988 a 1993 pela McLaren e em 1994 na Williams.
Senna venceu 41vezes. Marcou 65 poles e conquistou três títulos mundiais (1988, 1990 e 1991).
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