Por Robério Lessa – Foi com um misto de tristeza e esperança que acompanhei, neste domingo (19), a transmissão da primeira etapa da 21ª temporada da Fórmula Truck, disputada no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS).
Na tela da BAND, a imagem dos 9 caminhões alinhados no grid de largada foi emblemática e mostrou para todos o racha vivido na outrora categoria mais popular do país.
Apenas Joel Mendes Jr., Paulo Salustiano e Welington Cirino (companheiros da ABF Mercedes-Benz), dentre os pilotos que disputaram a temporada de 2016 permaneceram na categoria comandada por Neuza Navarro Félix, viúva de Aurélio Batista Félix, criador da Truck.
Apesar do esforço dos profissionais envolvidos na transmissão, em colocar boas imagens e conteúdo, ficou patente que o espetáculo está longe de despertar o interesse do telespectador ávido por disputas de posições, que nesta corrida dominical ficou restrita a Cirino e Salustiano, que venceu a prova.
Neuza deu um recado importante para os que ainda apostam na categoria sob seu comando, de que vai lutar para manter vivo o sonho de Aurélio, mas o que vimos mostra que vai precisar de ajuda.
A próxima etapa da competição está marcada para o dia 9 de abril em Rivera, no Uruguai. Até lá são 20 dias para conseguir agregar mais equipes e pilotos e, quem sabe, tentar uma composição com o grupo dissidente que decidira por criar uma categoria paralela à Fórmula Truck formada pelas escuderias RM Competições, DF Motorsport, RVR Motorsports, Muffatão Racing, Dakar Motors, Fábio Fogaça Motorsports, Original Reis, Lucar Motorsports e Clay Truck Racing.
O grupo, que atuou em 2016, já informou, por meio de publicações em redes sociais, que a primeira corrida desta nova categoria deve acontecer em maio com um grid no qual estariam os pilotos Felipe Giaffone, Roberval Andrade, Leandro Totti, Beto Monteiro, Djalma Fogaça, Adalberto Jardim, David Muffato, Débora Rodrigues, André Marques, Fábio Fogaça, Régis Boéssio, e Luis Lopes.
Francamente, torço para que possa haver uma composição entre as dois grupos e que possamos ter de volta um grid mais robusto com disputas por todas as posições, mas na impossibilidade de isso se tornar factível, que a existência de uma não signifique o fim de outra, embora saibamos o quanto está difícil contar com apoio de patrocinadores e em se tratando de corrida de caminhões, não será equação tão fácil dividir o bolo das cotas de publicidade.
Sobre a primeira etapa da Fórmula Truck (Com informações de Milton Alves – Assessoria de Imprensa da Fórmula Truck).
O piloto Paulo Salustiano conquistou sua oitava vitória na Fórmula Truck, e assumiu a liderança entre os pilotos. A ultrapassagem decisiva sobre seu companheiro de equipe, o tetracampeão Wellington Cirino, foi feita nas últimas voltas e, mesmo assim, ele teve bastante trabalho para segurar o adversário.
Na primeira fase (o regulamento prevê que, na 20ª volta, seja dada bandeirada para reagrupamento dos competidores, valendo assim como primeira de duas etapas do dia) o primeiro lugar ficou com Cirino, com Salustiano em segundo. O que definiu a liderança de Salu foram as duas voltas mais rápidas, que lhe renderam dois importantes pontos de bonificação, contra um de Cirino, que largou na pole position, a 30ª na carreira. Alan Chanoski foi o melhor estreante e garantiu o terceiro lugar na classificação geral.
A prova marcou a reestreia de Cristina Rosito na Truck. Ela foi a quarta colocada.
Confira o Resultado da primeira fase da prova de abertura da Fórmula Truck:
1 – Wellington Cirino (ABF Mercedes-Benz), 20 voltas em 25min12s141
2 – Paulo Salustiano (ABF Mercedes-Benz), a 0s278
3 – Joel Mendes Jr. (ABF Racing), a 31s891
4 – Witold Ramasauskas (Bravus Brasil), a 32s774
5 – Cristina Rosito (Woman`s Racing Team), a 37s625
6 – Alan Chanoski (Aaf Motorsport), a 44s716
7 – Rodrigo Soares (MGP3 Motorsport), a 1 volta
8 – Carolina Cánepa (Woman`s Racing Team), a 2 voltas
9 – Ricardo Gargiulo (HB Motorsport), a 20 voltas
Melhor volta: Paulo Salustiano, 1min13s600, média de 111,4 km/h
Resultado da segunda fase da prova de abertura da Fórmula Truck:
1 – Paulo Salustiano (ABF Mercedes-Benz), 23 voltas em 29min11s119
2 – Wellington Cirino (ABF Mercedes-Benz), a 0s944
3 – Alan Chanoski (Aaf Motorsport), a 20s573
4 – Cristina Rosito (Woman`s Racing Team), a 24s115
5 – Witold Ramasauskas (Bravus Brasil), a 25s986
6 – Rodrigo Soares (MGP3 Motorsport), a 1min08s883
7 – Carolina Cánepa (Woman`s Racing Team), a 2 voltas
8 – Joel Mendes Jr. (ABF Racing), a 19 voltas
9 – Ricardo Gargiulo (HB Motorsport), a 23 voltas
Melhor volta: Paulo Salustiano, 1min14s393, média de 110,2 km/h
Cinco primeiros no campeonato de pilotos
1 – Paulo Salustiano, 49 pontos
2 – Wellington Cirino, 48 pontos
3 – Alan Chanoski, 35 pontos
4 – Cristina Rosito e Witold Ramasauskas, 34 pontos
5 – Rodrigo Soares, 29 pontos
Campeonato das fábricas
1 – Mercedes-Benz, 94 pontos
2 – Iveco, 64 pontos
3 – Volvo, 61 pontos
Confira o calendário da temporada 2017:
19 de março – Velopark (RS)
09 de abril – Rivera (Uruguai)
07 de maio – Londrina (PR)
04 de junho – Cascavel (PR)
09 de julho – Interlagos (SP)
06 de agosto – Goiânia (GO)
03 de setembro – Caruaru (PE)
08 de outubro – Guaporé (RS)
05 de novembro – Argentina
26/11 ou 3/12 – Curitiba (PR)
Foto: Rodrigo Ruiz/Divulgação-Fórmula Truck.