O endereço da festa foi nada menos que a Praia de Iracema, em Fortaleza, onde o público tomou conta do pequeno circuito montado nas areias deste belíssimo cartão postal cearense. Este ano, a organização articulou uma super volta para celebrar o fim da prova, na qual os competidores percorriam os metros finais antes de subir na rampa de chegada, tudo na frente do grande público.
Nuno Fojo, gerente de produto da Polaris no Brasil comentou: “Deixamos o frio de São Paulo para aproveitar o calor de Fortaleza e acompanhar a chegada dos pilotos neste grande evento. E pensar que a intenção inicial era de nem sequer competir, pois não havíamos preparado um UTV para participar. O Sertões é um dos mais duros rallys do mundo e requer um projeto, antecipação, mas nós não tivemos muito tempo para planejar e simplesmente pegamos os RZR Turbo S zerados e um XP Turbo original, demos nas mãos dos pilotos e aqui estamos completando a prova”.
O título geral dos UTV’s e também da categoria Pro Turbo ficaram com a dupla Enrico Amarante/Breno Rezende, que na segunda metade do rally arrancaram para tomar a liderança e subir no pódio. Conquistaram o quinto lugar na categoria, Tatá Xavier e Deco Muniz, da equipe X-Race Polaris, a bordo de um dos quatro RZR Turbo S inscritos na competição. Na chegada, Tatá comentou que “o último dia do Sertões costuma ser um dia mais tranquilo só pra chegar na cidade, mas hoje foi bem pesado, com muitas dificuldades. Depois de três anos sem terminar o rally, hoje estou muito feliz, pois finalmente completei a prova e cheguei ao fim sem nenhum problema”. A dupla terminou o dia com o tempo de 03h21m36seg, ficando com o sétimo lugar geral. Algumas posições atrás, na décima quarta colocação da categoria, ficou a dupla da equipe Brasil Off Road, Leonardo Beleza e Breno Ferreira. Eles completaram a especial deste sábado (25) com o tempo de 04h57m01seg e marcaram nome na vigésima quarta posição geral.
Pela categoria Over45, o título ficou nas mãos de Edu Piano/Solon Fonseca. E completando a última especial do rally com o tempo de 03h37m59seg, Leandro Torres e Lourival Roldan, a bordo do RZR Turbo S número209, terminaram a competição na oitava posição e na vigésima sexta da geral. Carlos Ambrosio e Cadu Sachs cruzaram a linha de chegada com 04h57m00seg, finalizando no décimo segundo lugar da categoria e quadragésimo terceiro na geral.
Foi sensação nas redes sociais e a cada cidade por onde a caravana do Sertões passava, competindo na categoria Super Production, a dupla do único RZR XP Turbo da competição, Antônio Cavalcante e Paulo Alcântara, da equipe Carcará Racing. Superando todas as barreiras e conquistando o quarto lugar na categoria, eles completaram a especial com 04h57m00seg e ficaram com a trigésima quarta posição na classificação geral. O título da SPR ficou com a dupla Beto Filho/Rogério Almeida.
Para o próximo, ano os organizadores estão planejando uma prova de dez dias, tendo ainda roteiro novo, passando por novas cidades e largada em local inédito. Atendendo a pedidos, o rally vai ter passagem pelo Jalapão, cruzando cinco estados diferentes.
Texto: VGCOM/Divulgação
Fotos: Divulgação