Os problemas enfrentados na etapa do mês passado em Curitiba, que o levaram a definir a corrida como a mais complicada de suas 10 temporadas de atuação no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, tornaram mais distantes os objetivos de Roberval Andrade de conquistar seu segundo título. Diante disso, o piloto paulista reviu suas metas para a décima e última etapa de 2009, marcada para a tarde deste domingo (13) em Brasília.
“Chance no campeonato, eu ainda tenho, mas é uma possibilidade que se tornou muito remota depois de eu ficar sem marcar pontos em Curitiba”, admite o piloto da RVR Motorsport. “Vou a Brasília como franco atirador, não tenho muito a perder. Mas vou para lá com muitas ambições. Conquistar a pole é uma delas, até arrisco dizer que nossas chances de terminar o ano com itória são grandes”, diz o vencedor das etapas de São Paulo e Santa Cruz do Sul.
Andrade acredita que as características do anel externo de 2.919 metros do Autódromo Internacional Nelson Piquet, traçado que recebe a etapa final, são favoráveis a seu caminhão, que exibe o número 15 e as logomarcas de Knorr-Bremse, Banco Pan-Americano, Frum, Guerra, Scania, BorgWarner, Tanesfil, Niju, Companhia Athletica e Rodafuso. “Nós temos um set up muito competitivo para esta pista”, atesta o piloto, que venceu na capital federal em 2005.
Campeão em 2002 e quarto na tabela atual, o piloto da RVR Motorsport desvia seu foco do título. Para ser campeão, ele não depende apenas de dominar a etapa brasiliense. O eventual bom desempenho, para levá-lo ao segundo título, teria de combinar a fatores que impeçam Valmir Benavides e Felipe Giaffone, líder e vice-líder, de marcar pontos. Com Wellington Cirino, terceiro, o confronto é direto – a diferença entre os dois é de apenas um ponto.
Os treinos para a etapa final do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck terão início na tarde de sexta-feira (11). A corrida de domingo terá largada às 14h, com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes. Foto: Orlei Silva/Divulgação.