Passada a euforia pela conquista inesperada de um pódio na São Paulo Indy 300, que deu início à temporada da Fórmula Indy no último dia 14, Vitor Meira volta a viver a expectativa de uma corrida em circuito de rua. O piloto brasileiro da A.J. Foyt Racing viaja nesta quarta-feira (24) a St. Petersburg, na Flórida, onde na sexta-feira (26) participará dos treinos para a segunda etapa do campeonato. Ele vê boas perspectivas para a corrida de domingo (28).
“Num grande resumo, nosso objetivo é manter o ambiente na equipe, que está fantástico depois do terceiro lugar em São Paulo. Sabemos que é difícil para nós pensar em um resultado parecido com aquele. A realidade da equipe, hoje, é de estar entre os 10 primeiros na corrida”, diz Meira. “Se acontecer alguma coisa boa, como em São Paulo, dá para pensar em terminar entre os cinco. De qualquer forma, o primeiro passo é a gente trabalhar direito”, pondera.
Durante os treinos para a etapa brasileira, Meira chegou a declarar que a chance de se sobressair poderia ser decorrência dos riscos que a equipe estava disposta a assumir. “No fim o que houve foi o contrário. Com a chuva e a mudança na condição de pista, nós não arriscamos, só fizemos o que era para ser feito, usar pneus slicks quando a pista começou a secar. As outras equipes arriscaram estratégias diferentes e isso nos ajudou”, reconhece.
Meira cita seu pódio na primeira etapa da Indy como exceção à regra. “A corrida de São Paulo mostrou a cara do campeonato. A Penske e a Ganassi é que vão continuar disputando as vitórias, o título, com a Andretti surpreendendo numa corrida ou outra, ameaçando algumas vezes. No meu caso, estar entre os 10 é um objetivo condizente com o trabalho feito pela A.J. Foyt na pré-temporada, que foi muito produtivo. É um momento de crescimento”, constata.
PROGRAMAÇÃO
A movimentação em pista da prova, denominada Honda Grand Prix of St. Petersburg, terá início na sexta, com duas sessões de treinos livres de 60 minutos, marcadas para as 11h40 e as 15h10. No sábado (27) haverá mais um treino livre, às 10h55, e a sessão classificatória, a partir das 14h20. A corrida de domingo terá largada às 16h45, para 100 voltas. No Brasil, a corrida terá transmissão do canal por assinatura Bandsports, a partir das 16h30.
Texto: Luciano Monteiro
Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors