Por Robério Lessa – Há muito os UTV (sigla usada para definir os veículos off-road side-by-side de recreio) caíram no gosto daqueles que gostam de uma aventura fora de estrada.
No Brasil, os importados Can-An (Canadá) e Polaris (Estados Unidos) nadam de braçada em um mercado que tem clientes fiéis, seja para os passeios ou competições.
No entanto, um UTV de fabricação nacional, mais precisamente do Ceará, promete movimentar as coisas para os dois gigantes desse nicho.
Trata-se do Guepardo, que está na fase final de testes para lançamento em setembro. Com a promessa de ser mais que um UTV, é um URV, o veículo com nome de felino quer mostrar suas garras e conta com uma equipe de engenheiros que trabalharam na fábrica do mais famoso veículo off-road do país, o Troller. A expectativa é que seja aberta a pré-venda após seu lançamento.
O Guepardo vem com motor EA111 Volkswagen 1.6, turbo, gasolina que entrega (segundo a montadora) uma potência de 121 cv a 5250 RPM. O torque é de 181 Nm a 2500 RPM. Para despejar essa potência ele vem com câmbio manual de cinco marchas mais a ré. O tanque possui 40 litros (o Fox, por exemplo tem tanque de 45 litros e autonomia para mais de 550 Km) e seu peso é de 1.250 kg.
EQUIPE DE ENGENHEIROS EXPERIENTE
Os engenheiros que criaram essa fera são o Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato. O quarteto acredita que o mercado desse segmento tem espaço para mais um veículo, já que prima pela qualidade e é apostando nos predicados da criação coletiva que esperam surpreender o público com um UTV que oferecerá segurança e desempenho.
O engenheiro Moacir Braga aposta também na relação custo/benefício. “Os principais diferenciais do Guepardo são o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança, os equipamentos disponíveis e o nível de ruído interno. Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo”, afirmou.
Moacir lembra ainda que o motor Volkswagen turbo tem uma curva de torque adequada para esse tipo de aplicação. Além disso, a suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo.
O Guepardo, como mencionamos acima, é mais que um UTV, ele é um URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário).
Segundo o diretor geral e idealizador da nova montadora, Adventures Off-Road, Clauder Ciarlini, “Nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados. A motorização / transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia da CVT.”
O URV compete nas categorias SUV, Buggy, UTV e Jipe, embora não emplacado.
Ele possui todas as características de um veículo off-road, com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em terrenos pavimentados.
Texto: Robério Lessa – com informações da Adventures Off-Road.
Arte: Robério Lessa – Com fotos da Adventures Off-Road.
Copyright© 2007-2023 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização