Depois de cinco meses, o SuperBike Brasil dá as caras neste fim de semana,, com o início da temporada 2015, com a realização da primeira etapa em Goiânia (GO), e conta com uma legião de pilotos, de diversos estados, divididos em sete categorias. O destaque da SuperBike Pro, categoria rainha do evento, fica por conta do trio da Equipe Honda Mobil, formado pelo atual bicampeão Maico Teixeira, José Luiz Cachorrão e o estreante no time Diego Faustino, que buscam manter a hegemonia do esquadrão vermelho no campeonato nacional.
A ansiedade de acelerar na prova de abertura toma conta de José Luiz Cachorrão. O paulista de Indaiatuba acredita que a experiência de toda a equipe será fundamental para obtenção dos resultados no estado de Goiás. “Posso falar que a Honda está competitiva. Temos três ótimos pilotos, que se complementam e que querem vencer. Estamos fortes e vamos brigar de igual para igual com qualquer equipe”, diz.
Para começar com o “pé direito” no SuperBike Brasil, Cachorrão conta com o reforço do público goiano, que deve lotar no domingo as arquibancadas do Autódromo Ayrton Senna. “Goiânia é uma cidade bastante agradável, sempre nos recebe muito bem. Conto com a presença da torcida para nos dar força e nos incentivar”, finaliza.
Para Maico Teixeira, os treinos realizados na última semana, também em Goiânia, durante a segunda etapa do Goiás MotoGP, foram importantes para agilizar o acerto do equipamento. “Eles (treinos) foram fundamentais para este início de temporada. Fizemos alguns ajustes, conseguimos nos soltar na moto, pois vínhamos sem andar a um bom tempo”, afirma o gaúcho, que prega cautela para estreia. “Vamos competir com o pneu slick, que é uma novidade, além de estarmos no início da competição. Então, vamos começar com tranquilidade e aumentar o ritmo ao longo das atividades, das etapas”, complementa o competidor, em referência ao modelo de pneu Diablo SuperBike SC1, da Pirelli.
Novato na equipe, Diego Faustino gostou da primeira impressão que teve com a CBR 1000RR Fireblade. O paranaense de Londrina também aprovou o clima descontraído do time Honda. “Consegui conhecer a moto, ver como ela funciona e entender o jeito de andar. Foi um ótimo primeiro contato. Além disso, a equipe tem uma harmonia muito legal, o que facilita o nosso trabalho. Agora é me preparar para estreia no SuperBike”, conta.
Os treinos oficiais do SuperBike Brasil começam na sexta (24). No sábado (25), será a vez dos classificatórios, que definem a pole position de cada bateria. Já no domingo (26), o ronco dos motores fala mais alto com a disputa das corridas.
A Equipe Honda Mobil de Motovelocidade tem o patrocínio de Pirelli, Spidi e Shoei.
A Honda também conta com duas categorias monomarcas na competição. Com objetivo de fomentar o desenvolvimento do esporte duas rodas, a Honda Junior Cup é uma categoria escola, com crianças e adolescentes, de 8 a 16 anos. Eles utilizam a CG 150 Titan. Já a Copa Honda CBR 500R é reservada para pilotos com certa experiência e tempo de pista na motovelocidade. A moto utilizada é a CBR 500R.
Texto: Ricardo Ribeiro
Fotos: Marcelo Mug/VIPCOMM/Divulgação




