O piloto baiano Diogo Moscato, da Scuderia Chiarelli, colocou o Iveco S-Way #54 no lugar mais alto do pódio da Corrida da Segunda etapa da Copa Truck 2026, disputada neste domingo (12), no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS). Ele transformou desempenho em resultado na categoria Elite e deixou o circuito gaúcho carregando confiança para a sequência da temporada, após sua primeira vitória na modalidade.
O trabalho começou ainda na quinta-feira, com o track walk e o reconhecimento detalhado do traçado. A partir de sexta-feira, equipe e piloto entraram em modo oficina de precisão: duas sessões de treinos livres, coleta de dados, leitura de comportamento do caminhão e ajustes progressivos no Iveco S-Way #54.
No sábado, Moscato já deixou claro que brigaria no pelotão da frente. No classificatório, cravou o segundo melhor tempo da Elite e garantiu lugar na primeira fila para a largada da Corrida 1. Era o cartão de visitas perfeito para um domingo de disputas acirradas na pista.
Quando as luzes se apagaram na primeira prova, Moscato fez uma largada limpa e precisa, sustentando a posição desde os primeiros metros. Com postura firme nas disputas e fechadas de porta executadas no tempo exato, neutralizou as investidas dos adversários e manteve o #54 sempre entre os protagonistas. Ao fim da corrida, Moscato recebeu a bandeirada em segundo lugar. Depois, uma decisão dos comissários desportivos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) desclassificou o vencedor na pista, reverteu o resultado oficial e concedeu a vitória ao piloto.
Na Corrida 2, disputada logo na sequência, a inversão de grid entre os oito primeiros colocados da prova inicial colocou Moscato na sétima posição de partida. Em um pelotão apertado e com a disputa fervendo volta após volta, o piloto seguia na briga por novas posições até que a direção hidráulica do Iveco #54 quebrou e o volante foi ficando pesado até o ponto de ser impossível se manter no certame. Ainda assim, o desempenho ao longo do fim de semana deixou sinais claros de evolução e velocidade real para o campeonato. “Sair daqui com uma vitória é muito gratificante, compensa todo o esforço”, resumiu o piloto.
A Copa Truck volta no dia 3 de maio para terceira etapa, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR).
Diogo Moscato conta com o apoio de Rodobras, Inpasa, Atenas, Quipu, FPT Reman e Iveco para colocar o Iveco #54 na pista na temporada 2026 da Copa Truck.
Texto: Silvana Grezzana Santos
Fotos: Vanderley Soares/SigCom
Copyright© 2007-2026 – carrosecorridas.com.br | Proibida a reprodução sem autorização




