Em ação promovida pelo site Carros e Corridas, para a Campanha “Eu faço o trânsito leve”, da AD2M Engenharia de Comunicação, vários pilotos que disputam o Campeonato Cearense de Kart aderiram á iniciativa que tem como objetivo motivar os motoristas das grandes cidades para um transito mais humano, agindo com mais respeito uns com os outros na direção. Dentre os pilotos que aprovaram a iniciativa estão Flávio Jr., Kinho (Marcus Vinícius), Leonardo Soares, Elias Leite, Stênio Soares, e Diego Zeballos, além do chefe da equipe Kinho Kart Racing, Marcus Carioca.
A ação foi realizada na manhã deste sábado, durante a terceira etapa do Campeonato Cearense de Kart e a idéia é fazer com que os pilotos divulguem a campanha e levem para além das pistas de corrida a consciência de que velocidade e competição só se realizam dentro do kartódromo.
Um dos pilotos que aderiu à iniciativa foi o piloto Pedro Gustavo Benevides (22) para ele, o Kartódromo é o local onde se pode acelerar bastante e aproveitar para correr e assim descarregar todas as emoções, já que pratica o esporte por prazer, é ali, nas pistas onde ele tira o estresse do dia a dia. Como ele corre há bastante tempo foi ensinado desde cedo que o que se faz aqui dentro é em diferente do que faz lá fora. Para quem pensa que pilotos se acostumam a correr, o efeito é justamente o contrário. “Nas pistas temos punições, muitas regras que temos que cumprir, e quando dirigimos carros que não são de corridas levamos esse mesmo pensamento. Não queremos ser punidos,” disse.
Para Ageu Costa, pai do piloto, “a impunidade é o maior combustível para a violência no transito”. Ele sente muito mais medo de deixar seu filho dirigindo sozinho nas ruas da cidade do que nas pistas de corrida. “Lá fora eu não sei com quem meu filho pode se deparar, aqui, a velocidade e a competição são maiores, mas sei que todos que aqui estão tem um mesmo objetivo e regras claras que facilitam o andamento da corrida”, disse.
O estresse do dia a dia é uma das maiores causas de falta de gentileza no transito. Hoje, as pessoas carregam o nervosismo dentro e fora do ambiente de trabalho e acabam descarregando em pessoas que geralmente não tem nada a ver com isso. Para evitar esse tipo de constrangimento por que não caminhar um pouco ou até ir de táxi pra casa e deixar o carro no estacionamento ou em casa? Quando se está nervoso ou preocupado com alguma coisa, o transito pode vir a ser uma arma mortal para quem o utiliza. As pessoas ficam mais sensíveis e sujeitas ao descontrole emocional.
Fica aqui uma dica para um trânsito mais leve: Se você não está bem para dirigir, respeite o bem estar e a vida. Pois o respeito à sua vida e a dos outros é a maior de todas as atitudes.
Texto: Lara Brayner



