Em seu aprendizado no Campeonato Britânico de Fórmula 3, Pipo Derani foi o destaque do final de semana na nona e penúltima rodada tripla da temporada 2011. Depois de classificar o carro em sexto para a largada tanto da primeira como da terceira (e principal) corrida do evento, o piloto de 17 anos escalou o pelotão no traçado molhado de Donington Park, lutou pela vitória, e terminou em segundo lugar, seu melhor resultado na temporada.
Derani, que na primeira corrida, ainda disputada no sábado (24), ocupava a sétima posição e foi acertado por Menansheh Idafar e caiu para a 11ª posição. Idafar, no entanto, foi punido e Pipo subiu à 10ª posição. Na segunda prova, o brasileiro teve de abandonar depois de um toque com outro adversário.
O desempenho do mais jovem brasileiro em atividade no automobilismo internacional na terceira e principal bateria da rodada tripla lhe rendeu o Sunoco Driver of the Weekend Award, prêmio dado ao melhor piloto do final de semana. “Foi sensacional. Trabalhamos muito por isso e vamos continuar trabalhando”, destacou Derani, que foi um dos seis pilotos – justamente os primeiros do grid – a decidir trocar os pneus de pista seca para os de pista molhada justamente no momento em que a chuva começava a cair na pista, minutos antes da largada.
Na luz verde, Pipo ganhou duas posições e subiu para a quarta posição. Depois, o brasileiro passou a pressionar o vencedor da corrida de sábado, Rupert Svendsen-Cook, que foi ultrapassado por Derani após cometer um erro. Em terceiro, o piloto de 17 anos não se deu por satisfeito e passou a perseguir o vice-líder da prova, Jake Harvey, até conseguir ultrapassá-lo. Em segundo lugar, só havia o dinamarquês Kevin Magnussen, da Carlin, à frente, já com uma boa vantagem na liderança e a apenas quatro voltas do final.
“Eu estava muito rápido, mas a visibilidade atrás o Harvey era muito ruim por causa da água que subia. Depois que eu o passei, meu objetivo era tirar a diferença para o Magnussen, mas só faltavam quatro voltas para o fim da corrida. Tirei um segundo de diferença na primeira destas quatro voltas, 0s7 na seguinte e mais meio segundo na penúltima, quando a equipe me chamou no rádio pedindo para aliviar o ritmo e garantir o resultado. Então tirei o pé na última volta, mas de qualquer forma eu estou extremamente feliz por este resultado”, contou Pipo, que cruzou a linha de chegada a 4s8 de Magnussen.
Foto: Divulgação.




