Os números do Programa de Combate à Fuma Negra em 2011, realizado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), indicam um decréscimo em termos percentuais de veículos movidos a diesel poluindo o meio ambiente no Ceará. Dos 11.905 carros vistoriados, quase 55% a mais que em 2010, apenas 431 foram multados por estarem fora dos padrões, o que representa 3,6% do total. No ano anterior, essa porcentagem foi de 4,7.
Em 2011, a Semace realizou 132 blitze em Fortaleza, Região Metropolitana e municípios do Interior do Estado. O objetivo do programa é minimizar a poluição atmosférica ocasionada pela emissão em excesso de material particulado proveniente dos escapamentos dos veículos movidos a diesel.
Para medir o índice de fumaça emitido pelos automóveis, é utilizada a escala de Ringelmann Reduzido, constituída de cinco colorações, que variam do cinza claro ao preto total. Na ocasião, o técnico faz uma comparação dos níveis colorimétricos da escala com a cor do material particulado expelido pelo escapamento do veículo. Quando as emissões se enquadram em 20 e 40%, elas estão dentro dos padrões estabelecidos. Já nas de 60, 80 e 100%, o veículo é autuado. As multas podem variam de R$ 1.174 a R$ 4.696.
Foto: Divulgação.




