Decidido apenas na última volta, Marcio Philippi e Pedro Pimenta (Chevrolet Corsa, n° 51 – Crossfox Racing) vencem, cravam a melhor volta e ficam com o título de 2013 da categoria Super. Luiz Cirino (Chevrolet Corsa, n° 59 – Arias Motorsport) fica com a segunda colocação e o vice-campeoanato.
Devido ao grid invertido dos seis primeiros colocados na bateria anterior, Nelson Fortes (Chevrolet Celta, n° 68 – Arias Motorsport) saiu na pole position mantendo a posição até o miolo do circuito. Já na primeira volta, Pimenta assumiria a ponta para não mais perder, trazendo Rodrigo Moreno (Chevrolet Celta, n° 55 – Maguila Motorsport) e Cirino.
A partir da segunda volta, o que se viu foi a esperada disputa pela vitória entre os dois postulantes ao título da categoria Super de 2013: Pimenta e Cirino, e não poderia ser diferente. Para conquistar o título, Pimenta precisaria vencer e marcar a melhor volta para receber o ponto extra e não depender do resultado de Cirino.
Com Pimenta na ponta, o título foi para o experiente piloto que corre em dupla com Marcio Philippi (e venceu a primeira bateria, também conquistando a melhor volta da prova) a partir da quarta volta, quando cravou a melhor volta da prova até então.
Cirino viu seu concorrente escapar na ponta apenas até a quarta volta, quando Pimenta abriu 1s191. A partir de então, o que se viu na pista foi uma dura disputa, com os dois pilotos muito próximos, onde qualquer erro seria fatal para a conquista do campeonato.
Na 10ª volta, Cirino crava a melhor volta da corrida até então, com o tempo de 2min06s775 e assim ficaria com o título por apenas um ponto de diferença, mesmo com a vitória de Pimenta. Mas, foi restando apenas três voltas para o fim que o campeonato mudou de mãos mais uma vez: Pimenta faria sua volta em 2min06s743.
Com o ponto extra da melhor volta, Pimenta cruzou a linha de chegada na primeira colocação, apenas 0s653 de Luiz Cirino, e ficou com o título da categoria Super em 2013, somando 252 pontos, apenas um a mais do que Cirino.
Na categoria Light a vitória ficou com Cezar Martins (Volkswagen Gol, n° 82 – Arias Motorsport) que, dessa forma, garantiu o vice-campeonato na categoria. Virgilio Fagundes (Chevrolet Celta, n° 28 – Arias Motorsport) venceu novamente na Novatos e também garantiu o vice-campeonato em sua categoria.
Após a vitória, Pimenta e Philippi comemoraram muito a conquista do título junto à Crossfox Racing, subindo no teto do carro e vibrando.
Pimenta lembrou quando recebeu a notícia que Cirino teria feito a volta mais rápida e, com isso. teriam perdido o título: “Quando o Marcio (Philippi) avisou no rádio que havíamos perdido a melhor volta, pensei como iria baixar esse tempo com a pista pior, sem referência, sem vácuo, amortecedores e pneus quentes demais… Aí pensei comigo: Cara, procura algum traçado diferente, você não tem saída! Aí veio a volta 13, mandei a deles para o espaço e cravei a minha”, relatou o piloto.
Sobre o campeonato, o experiente piloto não deixou de elogiar o concorrente: “O Cirino é um incrível piloto, jovem e muito talentoso. Se o título ficasse com ele, estaria em boas mãos, pois o cara é rápido e merecedor também! Tenho certeza que a vez dele vai chegar e muito rápido, como disse ele é jovem e vencerá muitos campeonatos ainda… mas, dessa vez, o título ficou com o velhinho aqui mesmo”, brincou Pimenta ao elogiar Cirino.
Texto: VG3/Divulgação
Foto: Jackson de Souza/Fivulgação




