Por Eduardo Abbas – A marca das quatro argolas inova mais uma vez. Eleito o melhor na categoria “Small Off – Road 4×4” pelo Parlamento Europeu de Defesa do Consumidor, uma iniciativa do Euro NCAP (New Car Assessment Program), o novo Audi Q3 recebeu cinco estrelas – a maior pontuação possível – por segurança passiva contra acidente. O Q3 é um lançamento recente na Europa e já chega ao mercado brasileiro agora em junho. Ele vem para disputar o concorrido mercado dos SUV´s como mais espaço interno, tecnologia de ponta e motores potentes e econômicos.
Produzido na fábrica de Martorell, na Espanha, vem equipado com o premiado motor 2.0 Turbo FSI gasolina com duas versões de potência: a de 170 cv, que pela primeira vez está disponível em um veículo da marca no Brasil e a de 211 cv, que já equipa com total sucesso modelos como o A4, A5, Q5 e até os esportivos TT Coupé e Roadster.
Apresentado para a imprensa no Brasil no dia 1 de junho, o Q3, será oferecido em três versões para o consumidor brasileiro. Eu testei o modelo na pista da FAZENDA CAPUAVA, localizada no interior de São Paulo. O modelo que estava à disposição era o Audi Q3 Ambition, versão TOP do modelo. O objetivo era mostrar que, em situações extremas e de perigo e as respectivas reações do carro no momento de uma manobra mais ousada, mesmo com motoristas pouco experientes. Foram três as formas de teste: pista, freadas com barreira de cones e slalon.
No teste de pista, o carro mostrou um excelente desempenho no ataque a curvas e retomadas rápidas de velocidade, graças ao eficiente controle de tração nas quatro rodas e a rapidez nas trocas de marchas do cambio automático que tem a opção D para a direção mais conservadora e a S, mais esportiva. Nas duas versões de posição, o carro se comportou de forma firme e constante, dando ao condutor segurança e completo domínio do veiculo.
O teste de slalon confirmou a grande facilidade em manobras pouco ortodoxas. Ajudado pela direção hidráulica, o conjunto se manteve sempre “na mão” do motorista, mesmo forçando uma situação mais extrema, o SUV se mantém dócil para quem o dirige.
O terceiro e último teste, que para mim é o mais desafiador, é a estabilidade em freadas bruscas e movimentos de evasão em situações de emergência. O carro deve ganhar velocidade e a partir de um ponto iniciar a freada. Na frente, uma barreira de cones indicava a saída, no caso à esquerda, para a fuga. Em cerca de 150 metros, atingi a velocidade aproximada de 140 km por hora. A freada brusca e a imediata saída foram feitas sem grandes dificuldades, graças ao desempenho do ABS. A estabilidade do conjunto permitiu quem, em cerca de 20 metros o carro diminuísse a velocidade e facilitasse a saída de fuga, parando quase que instantaneamente.
Apesar do teste ser realizado com a versão TOP, os outros modelos seguem as mesmas características, sendo que as diferenças estão em alguns opcionais.
A versão Attraction é a de entrada do modelo, e vem equipada com motor 2.0 Turbo FSI com a nova configuração de 170 cv de potência máxima, câmbio S tronic de dupla embreagem e tração quattro, tem preço de R$ 144.900,00. Nessa versão de motor, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,8 segundos com máxima de 212 km/h e, segundo a montadora, garante maior economia de combustível, média de consumo combinado de 13 km/litro. Para garantir mais conforto ao motorista e aos passageiros, o veículo vem equipado com bancos em couro ecológico com ajuste elétrico para o motorista, ar- condicionado automático, volante em couro multifuncional com shift paddles, computador de bordo, pacote de luzes em LED, freio de estacionamento eletromecânico, rádio Concert, Audi Music Interface e conexão Bluetooth para telefone celular. Como opcional, a montadora alemã oferece o sistema MMI Plus (Multi Midia Interface), com sistema de navegação. Com este equipamento, além da navegação, o motorista pode interagir com o carro usando um comando de voz multifuncional (navegação, rádio, jukebox, telefone e outros sistemas).
Na prática, o condutor pode fazer solicitações de mapas, estações de rádio, músicas ou telefones por meio da voz, sem precisar desviar atenção da estrada. O custo do sistema MMI é de, aproximadamente, R$ 10.500,00. No exterior, o Audi Q3 Attraction vem equipado de série com retrovisores com ajuste elétrico, lanternas traseiras em LED, para-brisa com faixa cinza de bloqueio solar, rack de teto preto, vidros laterais e traseiros com isolante térmico e rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 235/55. No quesito segurança, a versão tem, entre outros equipamentos, airbags frontais, laterais e para cabeça; alarme antifurto; assistente de partida em aclives; cintos de segurança com sensor de afivelamento; sistema eletrônico de estabilidade (ESP); luz de neblina traseira; faróis bi-xênonio, com luzes diurnas em LED e ajuste automático de altura dos faróis.
Na versão Ambiente do Q3, que custa R$ 159.900,00, a principal diferença é o teto solar panorâmico Open Sky elétrico como item de série. Além dos itens da versão Attraction, o modelo Ambiente vem ainda equipado com ar-condicionado automático de duas zonas, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, rodas de liga leve de 18 polegadas e pneus 235/50. Outros itens de série são piloto automático, sensor de estacionamento traseiro e sensores de luz e chuva. O sistema MMI Plus também é um equipamento opcional.
Audi Q3 Ambition
A versão TOP do Audi Q3 tem o preço a partir de R$ 179.900,00 e oferece uma ampla gama de equipamentos de série como acabamento interno em alumínio, bancos dianteiros com ajustes elétricos, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e que podem ser aquecidos, rack de teto em alumínio e rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 235/50. O modelo tem ainda sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, com gráfico e sensores de luz e chuva, além de assistente para luz alta. A lista de opcionais tem o pacote advanced, com um custo extra de R$ 14.000,00.
Ele inclui o MMI Plus conta com sistema de navegação; o keyless-go (que permite ao motorista abrir o veículo e dar a partida sem a chave); o Auto Park (sistema automatizado de estacionamento) com câmera de ré; o computador de bordo com display colorido; sistema de som Bose e o Audi Drive Select (sistema que oferece diferentes modos de condução – Conforto, Automático, Dinâmico e Eficiência – que determinam características de direção, câmbio, acelerador, amortecimento, ar-condicionado e o piloto-automático). Quando o motorista seleciona o modo de Eficiência, o câmbio S tronic desengata a embreagem enquanto o SUV segue por inércia e permite que o modelo rode livremente – o que reforça ainda mais a eficiência no consumo de combustível. O modelo vem equipado com motor 2.0 Turbo FSI de 211 cv de potência, que acelera o veículo de 0 a 100 em apenas 6,9 segundos e tem velocidade máxima de modelo de 230 km/hora.
As duas versões do Q3 – Atraction com motor de 170 cv e Ambiente com motor de 211 cv, combinam tecnologias de eficiência da Audi como: injeção direta de combustível, turbocharging e sistema de recuperação de energia (KERS). A tração integral permanente quattro é item de série nas duas versões de motorização. Seu elemento chave é uma embreagem multiplatô controlada eletro hidraulicamente, que redistribui a força a partir do eixo dianteiro para o eixo traseiro, quando necessário.
O câmbio S tronic de dupla embreagem e sete velocidades que equipa o Q3 combina a esportividade e eficiência da transmissão manual com os benefícios de uma transmissão automática. O SUV tem a opção de mudança de marchas também por meio de shift paddles no volante. O Modelo mais esportivo tem suspensão traseira four-link, direção assistida eletromecânica e o freio de estacionamento. O programa de estabilização eletrônica (ESP) do novo SUV da Audi inclui o bloqueio eletrônico do diferencial, que nas curvas mais acentuadas regula a distribuição de torque às rodas com melhor tração, com vetorização do torque.
E como luxo pouco é bobagem, o Q3 chega com 11 opões de cores, metálicas e perolizadas, ao custo de R$ 1.000,00 a mais na conta final.
Segundo Leandro Radomile, diretor de vendas e marketing da Audi, a previsão de vendas para esse ano é de 150 unidades/mês, número esse que deve ser o mesmo em 2013, e que deve colocar a montadora alemã e o Q3 no gosto dos brasileiros por SUV.
Texto e Fotos: Eduardo Abbas.