Acompanhe no Carros e Corridas a nova coluna do jornalista Eduardo Abbas.
Um fim de semana suculento nas categorias Top pelo mundo nas duas e quatro rodas. Logo pela manhã de domingo, horário que deveria ser da Fórmula 1, mas que a velha senhora ainda esta descansando, a MotoGP deu o seu costumeiro show na pista de Brno. Embalada pela decisão do Valentino Rossi em trocar a capenga Ducati pela bem organizada Yamaha, a categoria chegou à República Tcheca já pensando na provável troca de bancos que vai significar a decisão do The Doctor. É uma vida complicada essa de piloto Top, porque por mais que eles se sintam confortáveis, sempre tem um fato bomba como esse que vai mudar o planejamento do ano que vem. E foi com esse monte de coisas na cabeça que os meninos das duas rodas resolveram mostrar muito mais serviço que de costume na etapa da principal categoria de motos. O mala do Jorge Lorenzo estava seguro de si, largou na pole e estava caminhando à passos largos para garantir mais uma vitória e colocar mais alguns dedos na taça de campeão desse ano quando surgiu ele, o não menos mala, Dani Pedrosa.
Eu chamo o Pedrosa de mala porque tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a figura na abertura do campeonato de 2006 em Jerez de La Frontera. Foi a convite da Repsol, patrocinadora da equipe que eu, o repórter Marco Aurélio Souza e o cinegrafista Sinclair, acompanhados do grande Alejandro Roig e da Gabriela que fizemos uma das melhores viagens e conseqüentemente matérias para o programa que eu dirigia, o Grid Motor. O Dani se mostrou um chato de marca maior, deu-nos um gelo no começo mas quando soube da importância da emissora que eu representava, quase nos carregou no colo. Precisa disso? Não né, enfim…
Voltando à corrida, enquanto o Lorenzo marcava seu território, o Pedrosa surgiu como uma bala passou por ele e controlou a corrida até o final, voltou à briga no campeonato e fez com que pensassem nele como um dos candidatos ao título desse ano. Foi um tapa na soberba do conterrâneo, mas foi também um jeito de sair do limbo.
A mesma soberba atravessou o atlântico e quase bateu no pacifico. Em Sonoma, terra de grandes vinhos e muita poeira, a Fórmula Indy disputou a antepenúltima etapa de 2012. Como eu já falei por várias vezes, a categoria é sem dúvida a mais disputada e imprevisível. Uma notícia também agitou a semana, o Rubens Barrichello estaria negociando com duas equipes de ponta para a temporada de 2013. Mais uma dança de bancos pra mexer com a cabeça dos pilotos e deixar todo mundo de cabeça pra lá de quente no meio do deserto da Califórnia.
Quem mantinha a cabeça fria e não estava nem aí pra hora do Brasil era o Will Power. Fez a pole, ficou o maior número de voltas na ponta e praticamente desfilou para os espectadores e as outras equipes. Mais um que estava querendo colocar os dedos na taça e apenas administrar as duas próximas corridas. Deu certo? Claro que não, porque para ganhar é preciso saber e o australiano não soube. Na única bandeira amarela que teve na corrida ele perdeu a ponta pro compatriota e companheiro de equipe, o não menos apagado Ryan Briscoe. O coadjuvante tomou a ponta, usou todo o push-to-pass que tinha e segurou a vitória, que teve como conseqüência manter o campeonato aberto e com muita gente com chance de chegar lá.
A melhor notícia vem do Barrichello, ele chegou em 4º trazendo a carroça da KV nas costas e se firmando como um dos favoritos no ano que vem se mudar pra uma equipe grande.
Podemos tirar uma lição disse fim de semana: ganhar e conquistar são conseqüências de trabalho, dedicação e humildade, coisas que estão faltando nessa reta final pro Lorenzo e pro Power, e às vezes ser esquecido não significa não ser lembrado.
A gente se encontra na semana que vem!
Beijos & queijos
A gente se encontra na semana que vem!
Beijos & queijos
Eduardo Abbas, um dos mais respeitados profissionais de imprensa, especializado em automobilismo e industria automobilística. Dentre suas realizações destacam-se a criação e direção do programa Linha de Chegada, a direção do programa Grid Motor, a produção da Stock Car e toda parte de motorsport do canal Sportv. Abbas foi também produtor da Fórmula Um na Rede Globo desde 1990 e é atual membro da ABIAUTO (associação brasileira da imprensa automotiva). Também atua como consultor na área de comunicação e automobilismo.
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