O trio de pilotos Romain Dumas (França), Neel Jani (Suíça) e Marc Lieb (Alemanha) conquistou o primeiro troféu para o novo Porsche 919 Hybrid na corrida de seis horas de Silverstone (Grã Bretanha). Compartilhando o volante do protótipo número 18, eles cobriram 201 voltas em terminaram em segundo lugar em uma corrida emocionante e completamente seca.
Durante a primeira uma hora e meia da rodada inaugural do Campeonato Mundial de Endurance (World Endurance Championship, WEC) da FIA, os dois carros Porsche 919 Hybrid estavam até mesmo detendo o primeiro e o segundo lugares. Mark Webber (Austrália) iniciou na pole position e havia inclusive vinha com uma boa vantagem em relação ao segundo colocado quando um problema com a caixa de câmbio o forçou a retirar o carro irmão de número 17. Dumas/Jani/Lieb assumiram a liderança deixada por seus colegas de equipe, mas posteriormente na corrida precisaram conceder a vitória à Audi com uma diferença de 4,6 segundos após uma batalha impressionante.
Mark Webber iniciou na pole position e aumentou a liderança para mais de sete segundos nas 23 primeiras voltas. No final da 24ª volta ele fez seu primeiro pit stop e trocou os pneus durante um curso completo em bandeira amarela. Ele continuou a deter uma forte liderança até quase uma hora e meia de corrida, quando então ele foi chamado para a área do pit stop devido a um problema na caixa de câmbio. Ele saiu da corrida depois de 44 voltas.
Romain Dumas iniciou na segunda colocação no gride de largada e conseguiu defender sua posição até sua primeira parada depois de 24 voltas durante um curso completo em bandeira amarela. Marc Lieb assumiu o volante e permaneceu no segundo lugar com pneus novos até assumir a liderança depois que o carro irmão se retirou da corrida. A segunda parada foi realizada depois de 53 voltas para reabastecimento, troca de pneus e troca de piloto, quando então Neel Jani assumiu a direção. A partir da 58ª volta ele travou uma batalha com seu compatriota Marcel Fässler no Audi, que valeu muito a pena ser assistida. Eles trocaram suas colocações em diversas ocasiões antes de o Audi fazer o pit stop no final da 80ª volta. Jani parou duas voltas depois e passou o carro para Dumas, que continuou em P3. Depois de 112 voltas, Lieb assumiu novamente o volante e Jani voltou ao carro no final da 142ª volta. Nos últimos estágios da corrida ele estava mais uma vez perseguindo Fässler, mas no final não conseguiu alcançá-lo.
Texto: Divulgação
Fotos: Divulgação