O piloto Alexandre Barros, o maior representante brasileiro no motociclismo mundial, está no Ceará, onde ministra até este domingo (09), curso de técnicas de pilotagem segura para motociclistas dominarem o equipemento quando enfrentar situações reais de risco, na cidade em rodovias e estradas. A iniciativa chega ao estado cearense por meio da perceria estabelecida com a concessionária Suzuki Motors de Fortaleza (Motoshop Suzuki) que, através de um de seus diretores, Israel Lisboa, viu a necessidade de formar os motociclistas com os cursos oferecidos poe Alexandre em todo o país.
Após deixar de competir oficialmente na motos (Alexandre Barros disputou etapa do Campeonato Brasileiro da Moto 1000GP) o piloto montou uma escola de pilotagem que tem ajudado a muitos motociclistas a conhecerem mais sobre a pilotagem segura. Após uma aula teórica onde recebem informações sobre frenagem, curvas, controle dos manetes e pedais, dicas de garupa, mudança de direção, controle da motocicleta em baixa e alta velocidade, os motociclistas vão à pista, sob a supervisão de Alexandre e outros instrutores, para colocarem em prática o conhecimento.
Alexandre Barros começou sua carreira aos sete anos de idade. Foi bicampeão de ciclomotores. Campeão brasileiro de 50cc e em 1985 de 250cc. Em 1986 mudou-se para a Europa para competir pelo Campeonato Mundial de Motovelocidade na categoria 80cc. Em 1990 torna-se o mais jovem piloto das 500cc (Hoje Moto GP).Em 1993 conquista sua primeira vitória, em Jarama, na Espanha. Foi quatro vezes o quarto colocado no Mundial de Motovelocidade (1996, 2000, 2001 e 2002). Em 2006 Alexandre disputou o mundial de Superbike e foi o sexto na classificação geral, com seis pódios e uma vitória. Em 2007 retorna a MotoGP e conquista mais um pódio em sua carreira, no Grande Prêmio da Itália em Mugello.